Como cadastrar o certificado digital no emissor

Para emitir a sua NFe, é necessário ter uma assinatura eletrônica, também chamada de certificado digital, veja agora como realizar o cadastro e essa configuração dentro do emissor FreeNFe

Salve o seu certificado digital na sua maquina

Para conseguir anexar o certificado digital no programa FreeNFe é necessário que já tenha o certificado digital no seu computador.

Normalmente é salvo o certificado na pasta de downloads na sua maquina, então fica mais fácil de localizar no momento de selecionar dentro do programa FreeNFe.

O formato do arquivo digital normalmente é .PFX ou .P12 ambos funcionam dentro do emissor FreeNFe atualmente.

Depois de salvar o seu certificado digital na maquina, podemos seguir para a instalação direta no FreeNFe.

Para abrir as configurações da empresa poderá acessar diretamente por este link: https://freenfe.treeunfe.me/#/company/details

Ou se preferir, acesse o programa normalmente, clique em Configurações> Minha empresa, irá abrir essa seguinte tela para você.

Ao clicar em certificado digital irá abrir uma janela na sua tela para ver a validade do certificado ou selecionar um novo.

Para selecionar um novo basta clicar em Trocar Certificado.

Clique no botão verde com uma setinha para cima para importar o seu novo certificado para o FreeNFe

Irá aparecer a tela de arquivos, onde você precisará seguir até a pasta de download ou onde deixou salvo o seu arquivo do certificado digital.

Caso o seu Certificado não apareça na tela mesmo estando na pasta correta, selecione a opção para procurar todos os ficheiros.

Após colocar todos os ficheiros ele irá aparecer para selecionar, basta clicar no seu certificado e clicar em abrir.

Em seguida é necessário informar a senha do certificado para conseguir assinar digitalmente as suas notas fiscais e ela ser autorizada corretamente.

Essa senha do certificado normalmente você consegue com quem lhe forneceu o seu certificado digital, pode ser o seu contador ou a sua certificadora.

Após preencher a senha do certificado, basta clicar em ENVIAR, dessa forma irá aparecer na sua tela um aviso de certificado atualizado.

Assim que finalizar, basta clicar em salvar e já poderá dar sequência nas suas emissões normalmente.

O FreeNFe é um dos poucos emissores que permitem salvar o certificado digital online, ou seja, após selecionar o certificado digital uma única vez no programa, ele fica salvo no banco de dados, dessa forma poderá acessar o programa para emitir notas fiscais em qualquer outro computador sem precisar selecionar o certificado novamente.

Muito bem, assim que aparecer Certificado atualizado, já está pronto para autorizar as suas notas fiscais, caso queria saber mais sobre como realizar os cadastros de clientes e produtos, poderá seguir aqui na central de ajuda.

Cadastros de clientes – Veja como cadastrar os seus primeiros clientes, e o que não pode deixar de preencher.

Cadastro de Produtos– Veja como cadastrar os primeiros itens da sua loja no emissor FreeNFe para não ter dificuldades ao realizar uma nova NFe.

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site