O FreeNFe não tem limite para quantidade de produtos cadastrados, poderá cadastrar quantos produtos precisar para conseguir realizar as suas vendas e emissão de notas fiscais.
Se você já tem uma base ou uma listagem dos produtos que vende, e quer somente importar esses cadastros, de momento ainda não é possível, mas pode importar através dos XMLs das notas fiscais emitidas ou de seus fornecedores.
Veja agora como realizar o cadastro de novos produtos no emissor.
Cadastrar um novo item no FreeNFe
Para realizar o cadastro de um produto é possível já cadastrar logo no inicio. Basta clicar em Cadastros> Produtos> Novo produto
Após clicar em novo precisa somente informar os dados mais comuns dos seus produtos.
O primeiro campo indicando Código, é onde irá informar o código interno do produto, normalmente é como o produto é conhecido, onde é possível preencher letras e números.
O segundo campo indica o Código de Barras do produto, normalmente é de 13 ou 14 dígitos, onde é possível informar somente números. Caso não tenha um código, por padrão deve manter preenchido como SEM GTIN.
Demais informações como Unidade de medida, é informado o tipo de mercadoria e como é comercializada. Seja Unidade, ou KG, depende de como é cobrado por aquele produto.
O campo de Descrição, poderá preencher a descrição do produto justamente o que é o produto de uma forma resumida muitas vezes o próprio nome do produto.
Após esses dados inicias fica um pouco mais complexo, pois o próximo campo é NCM onde é preciso preencher de acordo com o tipo de produto ele se destaca.
Normalmente esse código você consegue com o fabricante do produto ou na nota fiscal de compra.
Caso não tenha esse código poderá preencher de acordo com a descrição do produto, basta clicar na lupa, informar uma breve descrição do que é o item, e ele irá trazer os códigos para você selecionar.
O campo Origem indica realmente qual é a origem do produto, pode ser Nacional, Importada ou outro tipo especifico de origem, assim como o NCM também é uma informação que você consegue identificar na nota de compra da mercadoria, ou com o fabricante/fornecedor.
O Preço é o preço de venda você pode já informar o valor de venda desse produto em especifico ou pode editar depois no momento da emissão da NFe
Interessante já deixar o valor preenchido por que dessa forma ele traz os tributos já calculados com base nas regras de tributação do programa.
Na aba de identificação é onde tem alguns dados técnicos do produto, o campo CEST normalmente têm somente 7 dígitos, e já está vinculado ao NCM, normalmente quando informa o NCM de um produto que tem o código CEST, esse campo já vem preenchido automaticamente.
O código CEST normalmente é indicando quando é um produto sujeito a substituição tributária.
O campo de beneficio fiscal é especifico de cada estado, alguns estados é obrigatório informar, mas somente em alguns estados tem a listagem de códigos disponíveis para consulta.
Poderá verificar o do estado do PR por este link:
Tabela de códigos cBenef
Após preencher os campos obrigatórios, basta clicar em Salvar para deixar gravado o novo item no banco de dados do programa web.
Não tem limite de cadastros, poderá cadastrar quantos produtos precisar para que sempre que realizar uma nova venda o item já esteja cadastrado e a sua emissão seja bem mais rápida e você garantir a venda e fidelidade do cliente.