A nota fiscal emitida para consumidor sem informar no cadastro do cliente como consumidor final pode ser rejeitada pela sefaz impedindo a autorização e liberação da comercialização da mercadoria.
Como ocorre?
A emissão da nota fiscal é muito precisa em detalhes técnicos pois quando a nota é emitida para um destinatário contribuinte de ICMS é tributada de uma determinada forma.
Quando a nota fiscal é emitida para um destinatário que não é contribuinte de ICMS é de outras forma visto que essa nota fiscal será para consumo e não para revenda.
Nesse caso quando um cliente é não contribuinte, ele obrigatoriamente precisa ser um consumidor final, e essa informação é necessário estar preenchida no cadastro do cliente.
Caso não esteja preenchido o cadastro do cliente corretamente irá receber a rejeição 696 Operação com não contribuinte deve indicar operação com consumidor final.
Como corrigir?
Para realizar a emissão dessa nota fiscal corretamente é bem simples, basta atualizar o cadastro do cliente dentro do programa e logo em seguida adicionar ele na nova novamente para atualizar os dados do XML da nota.
Após alterar o cadastro e selecionar ele na nova novamente só precisa clicar em salvar e enviar dessa forma a nota fiscal será autorizada sem Rejeição.