3 erros graves no atendimento ao cliente

Já parou para pensar nos principais erros que as pessoas cometem no atendimento? O atendimento/conversa é a chave principal da venda, cometer erros e não conduzi-la da maneira correta pode te causar prejuízos irreversíveis. Vou lhe mostrar o porquê.

A busca constante pela evolução nos coloca em direção da tão desejada “perfeição”. Porém nem sempre temos acertos, alguns obstáculos são postos no caminho e acabam atrasando este processo. Entretanto, para evitar a margem de erros trouxemos para você um conteúdo completo sobre os 3 principais erros no momento de atender seus clientes.

Erros comuns – Indisposição

Um dos maiores dons do ser humano é a percepção, pois temos uma forte habilidade em avaliar outras pessoas somente pela forma como elas interagem conosco. Sendo assim, tenha em mente que dependendo da forma como você fala, demonstra, interage com as pessoas, já é o suficiente para elas pré avaliarem você.

Nessa rápida avaliação que ocorre, uma das principais características que será analisada será sua disposição para com o cliente. O quanto está disponível ou interessado(a) em atendê-lo(a)? Realmente está preocupado(a) em sanar a necessidade de seu cliente? O cliente saberá a resposta de todas estas perguntas somente de olhar para você.

Por isso, é de extrema importância que você trabalhe isso dentro de si, diferentemente de outras características, a naturalidade não pode ser avaliada, apenas apreciada. Sendo assim, o cliente saberá que em você ele(a) pode confiar.

No final das contas, sabemos que o atendimento/venda é um relacionamento que se constrói aos poucos. Todo início de relacionamento precisa de uma essência, se essa essência for a confiança. Pode ter certeza que está no caminho certo.

Um comportamento constante que hoje é comum de se ver em muitos comércios, é o tão famoso “não vejo a hora de ir embora”. Realmente algumas cargas de trabalho podem ser estressantes e desgastam um pouco de nós. Porém, no momento que o cliente entra na loja e chega em seu balcão, é importante estar ciente que o foco é 100% ele(a).

Levando em consideração também, que na maioria das vezes você tem poucos minutos para criar uma conexão com a pessoa que está na sua frente, e esses minutos farão total diferença no resultado final de sua conversa.

Por fim, dessa maneira esses erros acabam se tornando um dos mais importantes da lista. Estando ciente de tudo isso, vamos relembrar que uma conversa é composta por vários detalhes e observações. Existem muitos outros detalhes que também é de extrema importância se prevenir e estar preparado(a).

Dando sequência no segundo erro, entenda porque a falta de suporte é um problema grave.

Erros comuns – Falta de apoio/suporte

Acredito que você alguma vez já deve ter ouvido aquela frase: “se você precisar de qualquer coisa é só nos chamar”. Uma frase simples e que nem sempre tem toda a atenção que precisa. Esse gatilho já foi e até hoje é responsável por muitas vendas ao redor do mundo.

Esse apoio e garantia de palavra que você transmite ao cliente, faz com que ele(a) tenha uma percepção muito melhor sobre o seu negócio. Porque no final das contas, ele(a) tem toda certeza de que pode contar com você caso tenha algum problema ou dúvida em relação àquele produto.

Uma dica preciosa que pode fazer diferença para você, é o simples ato de escutar. Sim, isso mesmo. Querendo ou não, uma conversa é feita de diálogo e pausa. Tendo isso em mente antes de você dar uma longa explicação sobre algo ou recomendar, primeiro busque saber exatamente o que seu cliente precisa. Isso também serve para que você consiga medir a necessidade dele(a) e ter certeza de que seu produto será compatível com a expectativa do cliente.

Dialogue com o cliente, pergunte o que ele(a) precisa e qual sua maior dificuldade no dia a dia. Isso além de te dar norte sobre como você pode ajudá-lo(a), também irá gerar um laço de empatia, e acredite, empatia em uma venda é a ponte principal para o fechamento.

Outra dica também muito importante para evitar erros, é antecipar as dúvidas do cliente. No momento da explicação sobre o seu produto, lembre-se de esclarecer as dúvidas mais frequentes dos clientes. Pode parecer que não, mas isso mostra que você já é um(a) atendente experiente. 

Por fim, acredito que você tenha entendido bem a importância de ser prestativo e transmitir confiança/garantia para seu cliente. É muito importante que você leve o tempo que for preciso para sanar todas as dúvidas dele(a), e não se preocupe com o tempo, no tópico a seguir você irá entender o porquê.

Erros comuns – Tempo de resposta

Chegando em nosso último tópico, e este vai servir para o pessoal que atende via chat online!

É muito importante se manter ativo no atendimento que você estiver assumindo, o tempo de resposta ao cliente pode dizer muito posteriormente na avaliação dele(a). Sendo assim, atente-se para não cometer erros e deixar o cliente esperando demais.

Uma das formas de divulgação de empresas e serviços mais usada em todos os anos e até hoje continua liderando é a indicação. Por isso, o feedback de seu cliente precisa ser sua maior prioridade, para que qualquer pessoa que perguntar ou ver o nome de sua empresa em algum lugar, associe com algo positivo.

Sabemos que as solicitações de chamado são variadas e nestas condições existem diversas necessidades diferentes, tanto dúvidas simples quanto casos mais sérios. Entretanto, um cliente talvez esteja com um caso de emergência e que precisa urgentemente da sua atenção para a solução. Por isso é de muita importância separar as prioridades de atendimento em um caso de fluxo maior.

O tempo de resposta elevado no atendimento pode ser interpretado de várias formas, porém, é muito mais fácil invertermos os papéis para entender 100% dessa situação. Imagine que você tem uma empresa pequena e está começando agora no mercado, seu faturamento ainda não é algo estimado e está em crescimento.

Você decidiu investir um dinheiro que provavelmente não tinha, em algum serviço digital para atender seus clientes, porém, foi questão de tempo até este serviço começar a dar alguns problemas. Ao entrar em contato com a empresa responsável, somente depois de alguns dias você teve retorno, o que na verdade nesta altura do campeonato já te prejudicou.

Isso é o poder da empatia, ela faz total diferença. E você? Como seria um atendimento perfeito? Como gostaria de ser atendido(a)?

A resposta dessa pergunta é a sua própria evolução, apenas com a auto-avaliação e reconhecimento. 

Conclusão

Aqui você pode entender os principais pilares de erros que são cometidos frequentemente. O atendimento é um dos departamentos mais importantes de uma empresa, e por isso precisa ter a atenção que merece.

Se você acompanhou até aqui é porque realmente está preocupado(a) com sua empresa, e também preocupado(a) em como melhorar seus processos cada vez mais. Se você busca simplificar e otimizar a gestão interna de seus produtos, eu tenho a ferramenta perfeita para você!

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