4 passos para abrir um negócio sem sair de casa

Toda empresa por maior que seja hoje, começou com uma pequena ideia.
Se você tem o desejo de se tornar um empreendedor mas não sabe muito bem por onde iniciar o seu projeto, confira os quatro passos essenciais para abrir um negócio próprio
e descubra como fazer a sua ideia se transformar em uma empresa de verdade,
sólida e promissora!

Antes de dar início em seu projeto, você precisa ter certeza do que realmente deseja e ter paixão no que faz, pesquisar se realmente seu produto possui maior potencial no mercado
e se você possui aptidão para dar continuidade e investir em seu plano.   

Por isso, é importante que sua ideia envolva algo com o que você se identifique,
algo de que goste de verdade. Isso vai colaborar para que você se mantenha motivado e persistente, mesmo que tenha que lidar com pequenos fracassos ou uma certa demora antes de poder colher os frutos de seus esforços.

Começar um empreendimento com o dinheiro que você já tem é a maneira mais simples de abrir um negócio. Assim você começa sem dívidas e vê mais rapidamente os resultados do seu investimento. Algumas pessoas abrem mão de algum patrimônio para transformar o bem em dinheiro para poder começar o empreendimento. Analise sua situação e necessidades e verifique se essa é uma boa alternativa para conseguir
o dinheiro que você necessita.

Se você não tem seu próprio capital para abrir um negócio, pode usar o empréstimo bancário algumas taxas costumam ser altas, então é bom pesquisar bastante e refletir muito bem antes de contrair uma dívida.

Planejamento

A ansiedade de colocar uma grande ideia para frente pode matá-la. Começar pequeno é essencial para a sobrevivência. Você deve pensar sempre grande, disperdiçar o mínimo de recursos para testar a ideia e ganhar velocidade para alcançar seu objetivo logo.
Existe uma frase perfeita para isso: “Pense grande, comece pequeno e ande rápido”.

Analise sua viabilidade, o quanto está disposto a investir na sua ideia, reflita se realmente é o que gosta, busque inspirações, faça um planejamento estratégico e se você está realmente disposto a se entregar e aceitar estar vulnerável, conviver com mudanças, e é preciso também se planejar para tirar a ideia e colocar no papel qual é a missão, visão e valores, qual mercado ela quer atingir, qual é o valor que tem disponível e qual é o seu objetivo.

Os consumidores estão cada vez mais “abertos” para conhecer novas lojas,
produtos e categorias. Mas vender, não é tão simples assim.


É preciso estar atento às tributações, bem como quando e como elas devem ser aplicadas.
Providenciar os documentos e autorizações necessários para que sua empresa funcione de maneira regular é essencial para que seu empreendimento funcione com segurança, é preciso que você providencie o CNPJ, contrato social, o registro na junta comercial, inscrições municipais e estaduais, alvará de funcionamento, laudo dos bombeiros, cadastro na Previdência Social, dentre outros trâmites . Sem eles, sua empresa pode ser multada ou sofrer outras penalidades e restrições.

Pois o Fisco já está informatizado, consegue buscar e rastrear o histórico de toda a jornada do produto de forma rápida, identificando irregularidades na transação.
Desta forma, as empresas devem redobrar o cuidado tendo um bom planejamento fiscal,
afim de evitar prejuízo com a incidência de multas e juros sobre irregularidades
no recolhimento.

Marketing

Analisar seu público alvo,  vender seu produto, o que irá fazer para chamar a atenção?
Qual é o diferencial de seu produto? A maneira mais simples é utilizar as mídias sociais para se obter visibilidade.

O que importa não é como você olha para seu negócio, o que importa é como as pessoas olham para seu negócio, porque são eles o seus clientes e consumidores e as pessoas que vão sustentar o seu business. 

Invista em seu marketing digital, que atualmente está se tornando uma ferramenta importantíssima para a divulgação, veja logo abaixo alguns dos benefícios e oportunidades em aderir:

 Visibilidade

pensando de uma forma geográfica, não possui limites ao alcance, podemos nos conectar com o mundo inteiro. Pode se ter a visibilidade não somente de pessoas que estão ao nosso redor, mas daquelas que estão distantes. Lembrando que não é só válido para lojas virtuais, mesmo que sua loja seja física, o marketing digital irá lhe ajudar de alguma forma, a estratégia será diferente, porém irá ajudar em cada tipo diferentes de negócios.

Métricas de custos

Permite a aplicação de métricas, que outras formas de marketing como a tradicional não permite. Por exemplo o outdoor, você sabe quantas pessoas viram e foram à sua loja?
Já no marketing digital, você consegue ter um controle de quantas pessoas estão acessando e vendo seu conteúdo e produto. Através do resultado é possível direcionar seu investimento, em maneiras que oferecem melhores rendimentos.

Competitividade

Tendo em vista os seus concorrentes, qual será a forma que irá destacar o seu produto e mostrar o que ele pode oferecer de diferente para as pessoas, por mais que seu concorrente esteja avançado nessa área não é motivo para desânimo, pois o marketing digital é muito abrangente, tem espaço para todo mundo.

Monte sua própria equipe

Você pode até ter sozinho a ideia perfeita para o seu novo negócio, mas saiba que é muito difícil fazer com que ele funcione sem que você tenha a colaboração de outras pessoas.

Contrate alguém de confiança como um mentor, para lhe ajudar a estruturar esse processo
e sua empresa sair do papel para a prática.

Enquanto isso, é necessário que você aumente seu conhecimento, faça cursos, se informe, converse com especialistas, para assim ter propriedade de seu próprio negócio.
Seja humilde, não tenha vergonha e medo de pedir ajuda.

Além de estar gerenciando e delegando afazeres a quem possui experiência sobre o que faz, estará gerando emprego, ainda mais nos tempos atuais.   

Terceirizar um serviço exige confiança da parte de quem está contratando
e comprometimento de quem está sendo contratado.

Análise a empresa que irá contratar para ser prestadora de serviço, veja se ela possui certificado de qualidade, indicações, etc.

Não faça contrato por prazo indeterminado logo no início, para não correr o risco de quebra de contrato e eventualmente pagar alguma multa, então alinhe no contrato tudo o que se espera dessa empresa e todas as obrigações e requisitos.
Pois por qualquer falha dessa empresa referente ao seu negócio, você irá pagar por isso.

Muito cuidado com a subordinação, esse prestador de serviços apesar de estar na dependência da sua empresa ele não é seu colaborador, portanto se ele propor algum projeto ou se for preciso fazer alguma correção sempre procure o encarregado dele.
Procure passar todos os regulamentos internos de sua empresa, fale quais são os treinamentos necessários para ocorrer essa prestação de serviço. Pois é muito importante que o terceiro colaborador conheça sua empresa, a história, produtos,  para que ele se sinta integrado ao ambiente de trabalho, isso irá melhorar muito a produtividade. 

Organização 

Cerca de 4 milhões de brasileiros fazem home office, o que representa 5% dos empregados no Brasil, mas para a produção ainda continuar acontecendo, algumas medidas são necessárias. 

A organização é essencial para que seu trabalho seja confortável, prático e inspirador.
Essas características impactam a produtividade, bem como a capacidade de solucionar problemas e elaborar soluções.

Defina seu espaço de trabalho, que seja em um lugar confortável, que você possa chamar de lugar de trabalho.

Crie uma rotina com disciplina e regras, tenha uma gestão de tempo e não misture sua vida pessoal com sua vida profissional.

Um dos principais desafios é adaptar a rotina da casa, principalmente nesse momento em que várias atividades foram suspensas uma das maiores dificuldades é se concentrar.

Referente a sua equipe, para manter a produtividade use e abuse dos recursos disponíveis para ser feito a comunicação entre os funcionários, para reuniões e alinhamentos de projetos.

Se o trabalho remoto já faz parte da sua realidade, aproveite!
Ao organizar o home office de maneira eficiente, as melhorias são sentidas tanto na vida profissional quanto pessoal.

Torne sua empresa legal perante a receita federal e utilize nosso sistema para emitir nota fiscal eletrônica, nosso sistema é essencial para que seu empreendimento funcione com segurança e sucesso.

Só abrir as portas de um negócio não é garantia de sucesso, você precisará permanentemente se esforçar, inovar e sempre buscar cativar e ampliar o mercado.
Porém, uma das mais gratificantes sensações que existem é perceber que seu esforço está dando bons frutos.
E com bastante empenho, disciplina e um pouco de sorte, em breve seu empreendimento pode se tornar um triunfo. 

Abaixo eu deixo uma frase motivacional para você que deseja abrir um negócio de sucesso.

Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. E ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. (CURY, 2007, p. 320).

Dar o primeiro passo sozinho nem sempre é fácil mas no futuro isso te trará grandes frutos, use e abuse de ferramentas gratuitas para facilitar ainda mais o seu começo.

O FreeNFe oferece uma forma gratuita e simplificada de emitir notas fiscal
é muito fácil: Basta baixar, instalar e usar.
O link está logo abaixo!

Conhecer FreeNFe

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site