Índice
ToggleSaber como preparar a empresa para Black Friday é fundamental para aproveitar essa data o máximo possível. Esse é o período em que muitos empresários aumentam suas vendas, conquistam novos clientes e, principalmente, eliminam todo aquele estoque que estava acumulado há meses no armazém.
No entanto, vários cuidados são necessários: com o aumento da demanda, aumenta também a necessidade de ter uma empresa preparada e bem estruturada para receber todos esses novos consumidores, seja em uma loja física ou em um ambiente digital.
Para te ajudar, listamos algumas dicas de como preparar a empresa para Black Friday. Quer aprender sobre esse tema? Continue a leitura!
1. Treine a equipe
O atendimento é fundamental. Por esse motivo, sua equipe precisa estar preparada para atender uma demanda tão grande. Nesse momento, é preciso que você estruture o melhor time de atendimento possível, tanto nas plataformas digitais quanto nas lojas online.
Crie um padrão ideal de atendimento e prepare seus colaboradores para lidarem com esse período de muito movimento. Treine a equipe e capacite os funcionários para que eles consigam performar da melhor forma possível.
Lembre-se que essa é uma época em que novos clientes são conquistados e, por isso, o atendimento precisa ser impecável.
2. Planeje antecipadamente os produtos que entrarão em promoção
Um dos segredos para uma Black Friday de sucesso é o planejamento. Por isso, todos os detalhes precisam estar predefinidos, inclusive os produtos que serão disponibilizados com desconto para os clientes.
Avalie o seu estoque e veja o que está acumulado nas prateleiras e que precisa ser vendido. Esse é o momento ideal para fazer promoções e kits que farão o dinheiro circular. Avalie, também, quais são os produtos que acabam chamando novos consumidores. O que o seu público está buscando? Quais produtos chamam a atenção dessas pessoas e podem ser usados para atrair novos clientes para a sua loja?
3. Tenha cuidado com promoções enganosas
Não é segredo para ninguém que muitas empresas acabam tendo práticas pouco agradáveis durante a Black Friday: muitas aumentam os preços semanas antes e dão falsos descontos para que o consumidor acredite que está fazendo um bom negócio quando, na verdade, ele está comprando o produto pelo preço normal, de mercado.
Essa prática é ilegal, mal vista e, quando os clientes percebem o que aconteceu, a empresa perde a credibilidade e uma boa parcela de mercado.
4. Faça uma análise de estoque
A análise de estoque é fundamental para ter uma Black Friday de sucesso. Isso porque, com o aumento da demanda, é preciso que você saiba exatamente quanto tem no estoque e quanto pode vender.
A dica para não ter problemas durante esse processo é sempre disponibilizar um pouco menos do que tem em estoque na loja. Isso é importante para que você tenha certeza que terá todos os produtos para seus clientes, além de um pequeno respiro em caso de trocas e problemas na entrega.
5. Planeje ações de divulgação
De que adianta ter promoções incríveis e preços excelentes se ninguém ficar sabendo? Um dos detalhes mais importantes de como preparar a empresa para Black Friday é preparar, também, o plano de ação de divulgação dessa campanha.
Para isso, é importante que você detalhe o que precisa ser comunicado, quando e como. Defina com antecedência a porcentagem de desconto que cada produto terá e, principalmente, como será feita a divulgação desses produtos.
Uma característica de linguagem que faz diferença é usar uma argumentação de urgência, fazendo com que o consumidor sinta necessidade de comprar o produto quanto antes.
Aprender como preparar a empresa para a Black Friday exige alguns cuidados que precisam ser considerados. Seguindo as dicas que apresentamos durante o conteúdo, acreditamos que você terá um bom mês em vendas! Lembre-se que o segredo é o planejamento, tanto dos produtos que serão comercializados quanto das ações de comunicação para vendê-los.
Agora que você sabe como preparar a empresa para Black Friday, veja 4 dicas essenciais para fazer a gestão de estoque!