Como antecipar recebíveis em sua empresa

Por acaso, em algum momento você já deve ter ouvido falar em “antecipação de recebíveis”. Ou talvez esteja precisando de algo nesse sentido e ainda não sabe o que é ou por onde começar.

A realidade é que, como administrador de sua empresa, o pensamento principal é voltado sempre na intenção de evoluir. Mas sabemos que contratempos e imprevistos são comuns neste cenário.

No conteúdo que será apresentado você irá entender um pouco mais sobre antecipação de recebíveis, e porque ela pode ser a função ideal para alavancar seu negócio de uma forma rápida e segura.

O que são Recebíveis?

De uma forma simples e explicativa, recebíveis são representados como um saldo oculto armazenado por sua empresa. Simplificado o termo, podemos dizer que são vendas parceladas, recursos financeiros que você já possui por direito. Mas que normalmente caem na sua conta depois de um certo tempo ou em um futuro próximo.

Seja elas:

  • Vendas parceladas
  • Vendas a prazo
  • Vendas por Cartão de crédito

Então nos colocando num cenário financeiro, temos a expectativa de que esses valores serão consumidos ou gerenciados, não agora, mas provavelmente nos próximos meses.

Até o momento todos nós temos conhecimento de como funciona o sistema de valores a prazo, porém, como toda empresa, está sempre sujeita a contratempos e imprevistos sejam eles por alguma falha, acidente ou até mesmo uma mudança gerencial.

Em situações como esta, quase 100% das vezes a solução depende de um fluxo de caixa muito maior que o de costume gerenciado por sua empresa. E é exatamente neste momento que as antecipações de recebíveis entram em ação!

Antecipação de Recebíveis

A antecipação de recebíveis, na verdade, é a ação de receber valores de uma forma adiantada. Valores estes que seriam consumidos ou gerenciados na sua conta apenas no futuro. Muitas empresas em um cenário financeiro optam por empréstimos bancários ou financiamentos ao alavancar seu negócio. Entretanto, a antecipação de recebíveis irá lhe proporcionar outro nível de otimização financeira.

Além de ser uma forma mais segura de adquirir recursos, pois querendo ou não empréstimos e financiamentos envolve dinheiro de terceiros, correto? Também se destaca por ser um serviço muito mais barato e que oferece menos riscos para sua empresa, tendo em vista que na verdade, é uma operação com seu próprio dinheiro.

Então podemos concluir, que a antecipação de recebíveis na verdade, seria o adiantamento de todo esse valor de parcelas e pagamentos futuros, na qual seriam do seu controle ou do fluxo de seu caixa em uma previsão mais distante. Isso aconteceria da seguinte forma: A instituição compraria esses recebíveis, e o valor pago por eles seria menor que o nominal. Diante disso, também temos outras situações adequadas para o adquirimento desses recebíveis, situações como:

  • Investimentos;
  • Inovações;
  • Tecnologia;
  • Funcionários temporários;

Tendo em vista todos os dados apresentados, podemos se dizer que este tipo de transação trata-se de um retorno de curto ou médio prazo. Caso você esteja pensando em um investimento maior e de longo prazo, então pode ser que financiamentos ou outras formas de captação de recursos sejam mais adequados para você.

Como faço?

Mesmo que a transação financeira possa parecer a mais vantajosa possível, é necessário analisar com calma. Algumas dicas de como realizar essa transação de uma forma mais segura.

Se tratando de qualquer operação financeira que envolva taxas, juros e tarifas, então temos alguns outros meios de negociação.

Sendo assim, o recomendável seria recorrer à antecipação de recebíveis apenas se chegar a uma conclusão que ela é fundamental para o andamento de seu negócio.

Riscos

O que queremos deixar destacado, é que apesar da antecipação de recebíveis ser uma opção mais atrativa para seu negócio, ela contém alguns riscos de inadimplência. Também é importante lembrar que a instituição assumirá os seus títulos e contará com o recebimento deles.

Dessa forma, se houver inadimplência, ela poderá retornar essa cobrança para você, e em casos mais graves pode até negativar sua empresa. Tendo em vista esses fatores é crucial que você opte por utilizar recebíveis de boa segurança financeira, para enfim contratar a antecipação.

Taxas de juros

Ao analisar as instituições financeiras, é certo que você encontrará diferentes taxas. Essas taxas são menores do que em operações de empréstimos ou financiamentos. A taxa em si é montada diante de alguns fatores, como: custos da transação, tempo de utilização da instituição, etc.

As tarifas mais comuns nesse tipo de operação são:

  • Tarifas de transação;
  • Tarifas de antecipação;
  • Taxas de IOF.

Modalidade ideal

De uma maneira simplificada, a antecipação de recebíveis pode ser realizada através de quatro modalidades diferentes. Saiba mais sobre a característica de cada uma delas a seguir.

Bancos

Falando sobre modalidade, os bancos, na maioria dos casos são a primeira alternativa buscada pelos empreendedores. Entretanto, tem as suas controvérsias. Suas taxas são mais interessantes, porém para a aprovação da transação o cliente pode ter maior burocracia.

FIDCs

A abreviação “FIDCs” significa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios. Nesta segunda modalidade o cliente encontrará taxas de adesão menores, além disso, terá isenção de IOF e um recebimento súbito.

Factoring

Já nessa outra modalidade para contratação de antecipação de recebíveis, temos o Factoring. O cliente ficará livre se tratando de burocracia, mas, existe uma maior probabilidade de que esse tipo de transação apresente taxas maiores de adesão.

Techfin

E por último temos o Techfin. Nessa modalidade a tecnologia é a principal base para a prestação de serviços financeiros. Sabemos que na nova era digital a inovação é um fator indispensável para otimizar e facilitar a contratação de operações complexas como essa, da mesma forma também proceder cálculos corretamente.

Prazo de recebimento

A antecipação de recebíveis, como já tratamos, é um tipo de operação realizada na intenção de sanar necessidades urgentes. Sendo assim, o prazo de recebimento se torna um dos principais pontos nesse quesito.

Por este motivo é fundamental que você analise com cautela antes de fechar algum contrato. O prazo para a antecipação de recebíveis varia entre 24 horas e 7 dias úteis.

Controle Futuro

Uma observação muito importante, é que você tenha a consciência de que, optar por esse tipo de operação fará com que você não receba mais esses recursos nos próximos meses. Sendo assim, precisa compensar essa redução.

Outra dica muito importante, seria considerar não utilizar todos os recebíveis que você possuir, querendo ou não você perderá fluxo ao longo do tempo. Mesmo sendo um tipo de transação interessante, você tem valores consideráveis para antecipar.

A recomendação ideal seria você criar novas projeções financeiras, fazendo isso evitará que esse tipo de operação se torne uma dívida. Mentalize e planeje o impacto dessa operação nos próximos meses do seu caixa, reavaliando a antecipação.

Vantagens

Durante o decorrer do conteúdo, comentamos sobre algumas vantagens que você terá ao optar pela antecipação de recebíveis. Vamos conferir algumas delas mais de perto?

Liquidez

Para muitas empresas, a liquidez é vista tipicamente como um desafio, porém com a antecipação de recebíveis existe a possibilidade de aumentar o fluxo de seu caixa e consequentemente abrir espaço para uma melhor gestão de sua empresa.

Um momento vivido por nós e que representou bem essa necessidade foi a pandemia de COVID-19, onde muitas empresas tiveram dificuldade, sem contar com aquelas que até fecharam devido à falta de fluxo de caixa.

Segurança

A antecipação de recebíveis acaba sendo uma opção muito mais viável se compararmos com financiamentos ou empréstimos, como já comentamos anteriormente. O fato de não precisar circular dinheiro de terceiros faz com que essa ação seja mais segura e com custos reduzidos.

Juros

Além de custos reduzidos, a vantagem interligada a isso também seria os baixos juros. Pelo fato de ser uma operação com baixos riscos, então as instituições financeiras oferecem taxas e juros reduzidos, se tornando uma opção mais atrativa para o cliente. Sem falarmos dos riscos de inadimplência, que sendo menores também influenciam no valor dos juros.

Conclusão

Neste conteúdo apresentamos para você diversos fatores sobre a antecipação de recebíveis, riscos, taxas, dicas, etc.

Mas podemos concluir com a certeza de que, se você precisa investir na sua empresa, ou se você precisa de um fluxo rápido de uma forma segura e mais autônoma, essa é uma opção que está longe de ser descartada.

Muitos a princípio ja tem o costume de optar por empréstimos e financiamentos, mas sendo controlado e administrado da maneira correta, a antecipação de recebíveis pode se tornar a melhor opção de rendimento e lucro para sua empresa atualmente.

E se você está procurando lucro, segurança e otimização para sua empresa, tudo em um só lugar, tenho uma notícia para você!

Te convido para conhecer mais de perto o FreeNFe. O melhor e mais seguro emissor de notas fiscais para sua empresa, além de segurança e eficiência também te fornece uma gestão fiscal simplificada, e o melhor de tudo, totalmente gratuito!

Ficou interessado?

Então não perca tempo, clique no botão abaixo e com algumas informações de preenchimento faça seu primeiro cadastro. Fazendo seu cadastro automaticamente você ganhará 7 dias com todas as ferramentas do sistema liberadas para uso. Disse e torno a repetir, tudo gratuitamente!

Acessar Agora

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site