Cartão de crédito para MEI – Dicas e opções para você em 2022

Ter mais uma dívida, aumentar o custo da empresa e principalmente gastar mais, essa são algumas das preocupações quando se diz sobre cartão de crédito para MEI. Alguns são a favor e outros preferem nem chegar perto desse termo.

Os cartões empresariais são uma ótima saída para quem quer gerenciar ainda mais os gastos da empresa e centralizar em apenas um lugar. 

Eles estão ganhando muito mais força justamente por ajudar as empresas a pagarem menos taxas na aquisição de um produto ou serviço.

São iguais a cartões de créditos para pessoas físicas, mas com um direcionamento voltado para empresas e pequenos negócios. Nesse meio tempo tem muitas pessoas que acabam dando um passo para trás na aquisição de algum. Mas vamos entender como funciona e quais as melhores opções para você adquirir para seu negócio.

O que é um cartão de crédito para MEI?

Hoje em dia temos muitas opções de cartões de crédito no mercado, e algumas dessas instituições também oferecem o cartão para PJ que seria uma opção para as empresas.

Geralmente esse tipo de cartão é livre de taxas e também livre de juros altos justamente para atrair os empreendedores a utilizar o cartão e se beneficiar com esses recursos.

E vale também ressaltar que esse tipo de cartão é livre de programas como pontos ou até mesmo milhas, sendo realmente para uso empresarial.

Esse cartão é basicamente como um cartão de crédito normal, tendo ele o limite que é pré-estabelecido pela instituição financeira e a empresa pode fazer uso até chegar no limite. Essas compras podem ser à vista ou a prazo.

Como qualquer outro cartão de crédito, esses também possuem um dia para seu vencimento e a fatura é encaminhada para a empresa realizar o pagamento após o fechamento. E obviamente se a empresa não realizar o pagamento ou pagar somente uma parte, pode gerar juros.

As empresas pagam anuidade? 

Essa é uma ótima pergunta, sabemos que o cartão normal de uma pessoa física dependendo da instituição financeira é cobrado uma taxa mensal chamada de anuidade. 

Essa taxa é cobrada anualmente mas dividida mensalmente em pequenas parcelas para a pessoa pagar, e do mesmo modo funciona para o cartão de crédito para MEI (empresas).

A taxa funciona como uma forma de manutenção do cartão para que o cliente continue utilizando da melhor forma possível. Mas como todo bom empreendedor é possível economizar e encontrar algumas opções sem anuidade de pagamento.

Vale a pena utilizar o cartão de crédito para MEI?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta certa porque depende muito da empresa que for utilizar o cartão.

Tudo vai girar em torno de como sua empresa funciona e o volume de compras que é feito.

Um exemplo bom é se você precisa fazer viagens e reuniões externas para resolver assuntos que giram em torno da sua empresa. Nesse caso é muito bom utilizar um cartão de crédito para saber diferenciar o que foi custos pessoais e o que foi custos da empresa.

E nesse caso pode até pensar em utilizar algum bônus que o próprio cartão mesmo oferece para os clientes, como salas vips e salas de reuniões.

Mas não são todos que oferecem esse mimo, portanto verifique bem antes de adquirir.

Outro exemplo que se encaixa muito bem é quando a sua empresa precisa comprar muita obra-prima para produção, nesse caso o cartão de crédito para MEI pode ajudar na gestão desses gastos e centralizar tudo em um único lugar.

Agora se a sua empresa se baseia em Home Office ou você não precisa sair para fazer reuniões ou encontros, ou se o seu serviço é apenas sua mão de obra, não tem muitos motivos para você utilizar um cartão desses porque é apenas o gasto de tempo. 

Talvez neste caso não é preciso ter um cartão de crédito especialmente para sua empresa, mas claro, todo caso é um caso e você precisa verificar.

Vantagens de utilizar um cartão de crédito para MEI

  • Contas centralizadas em um único lugar: Nesse caso é muito mais fácil centralizar suas compras dentro de apenas uma um aplicativo, o seu financeiro vai ficar muito mais organizado e vai pagar somente uma fatura.
  • Parcelamento pode ser uma opção: Essa talvez seja a opção mais vantajosa por facilitar a negociação e o parcelamento ser muito mais fácil. Aqui você pode parcelar pagando praticamente o mesmo valor à vista.
  • Facilidade de uso: Sabemos que o cartão é muito utilizado no mercado atual e oferece uma grande vantagem de não precisar ter o dinheiro físico em mãos para os pagamentos.
  • Limite de crédito: Aqui é o grande pulo do gato, se você utilizar o cartão de crédito juntamente com um limite que sua empresa consegue pagar, as chances de sucesso são altas porque é possível controlar o quanto pode ser gasto todos os meses pela empresa.

Desvantagens de utilizar o cartão de crédito.

  • Anuidade: Existem bancos que ao liberar o cartão de crédito é preciso pagar uma taxa de anuidade, então verifique se a sua empresa precisa realmente pagar essa taxa para utilização.
  • Se perder no controle: Esse é um dos pontos mais importantes quando se fala de cartão de crédito, se caso sua empresa tenha um planejamento ruim do financeiro, existe a possibilidade dela pagar muito mais juros por atrasar faturas entre outros.

Quais as opções? 

Agora que eu te falei das vantagens e desvantagens de se utilizar um cartão de crédito, qual cartão de crédito minha empresa pode utilizar?

Cartão BNDES

Esse cartão é bem completo para quem busca uma opção sem anuidade, ele tem uma das melhores taxas do mercado e tem várias parcerias com diversas instituições financeiras espalhadas pelo país.

Também é possível fazer compras no portal BNDES como computadores, software e móveis para comércio e escritórios. 

Você pode parcelar suas compras e saber exatamente o valor que vai pagar na data do vencimento. Ele funciona como um cartão normal onde assim que é efetuado o pagamento da fatura o seu crédito é liberado novamente para uso.

A exigência é que precisa ter uma conta corrente em bancos credenciados como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa, entre outros. E o mais importante é que a documentação da sua empresa precisa estar em dia.

A grande vantagem é que o parcelamento pode ser feito de 3 meses a 48 meses e a anuidade não é cobrada. As taxas são em torno de 1,17% de juros ao mês (nesse momento)

Cartão MEI do Banco Inter

Aqui os bancos digitais começam a tomar forma, se você já tem uma conta de pessoa física no banco inter é possível transformá-la em uma conta de PJ para uso da sua empresa. 

A sua empresa passa por uma análise que é feita no aplicativo e depois é liberado um limite e condições para ser utilizado.

A vantagem é que sua empresa não vai se preocupar com anuidade e você tem direito a uma bandeira da Mastercard que é aceita em praticamente todos os comércios do Brasil.

Agora a desvantagem que você precisa tomar muito cuidado são as taxas para parcelamento da sua fatura, ela pode ser em torno de 1% sobre o saldo da sua conta e mais 7,7% ao mês.

Cartão de crédito MEI Santander

Esse cartão também está entre as melhores opções para sua empresa, e a sua única exigência são os papéis do MEI, ou seja os papéis da abertura e comprovação da sua empresa.

A vantagem é que também pode ser aberto Online, sem precisar ir em uma agência. E a anuidade é feita de forma redutível, ou seja quanto mais você utilizar o seu cartão menos anuidade você irá pagar.

Existe também a possibilidade de você entrar em alguns programas oferecidos, mas nessa parte é preciso verificar diretamente com o Santander e saber mais sobre as opções.

A taxas giram em torno de 12.8% ao mês, vale lembrar que a anuidade é progressiva.

A nota fiscal

Vale lembrar que a nota fiscal também precisa ser emitida na venda de produtos e aqui também serve para a compra de mercadoria, ou seja você utilizando o cartão para comprar a matéria-prima, é preciso dar entrada nos produtos.

Pensando nisso o FreeNFe pode te ajudar na emissão das suas notas fiscais e também na entrada de produtos para sua empresa.

Com o FreeNFe você emite notas fiscais gratuitamente e ainda tem um suporte que está pronto para te atender em todas suas dúvidas referente a emissão de notas, não perca tempo e baixe agora mesmo o FreeNFe clicando no botão abaixo!

Acessar FreeNFe

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site