Como abrir um escritório contábil – O guia definitivo

Quem está se formando na área de contabilidade, por estar sempre em contato com os conteúdos estudados, tem o sonho de trabalhar em um escritório contábil.
Mas para alguns o desejo de ser empreendedor e ter seu próprio negócio vem primeiro.

Nada melhor do que trabalhar e ter o seu próprio negócio com aquilo que gosta de fazer.
Mas em contrapartida, os novos empreendedores talvez ainda não conhecem a grande dificuldade que é empreender no Brasil, cuja burocracia pode gerar grandes receios no momento de tirar os planos do papel.

Alguns acabam se frustrando por ser um processo burocrático e demorado, mas outros seguem firme o caminho do empreendedorismo. Para isso, separamos alguns tópicos importantes que você deve verificar para abrir o seu escritório de contábil.

Se prepare para começar o seu negócio

Quando eu digo para começar o seu negócio estou falando de planejamento, começar qualquer coisa sem planejar pode ser como dar um tiro ou caminhar no escuro.
Você pode acertar mas mesmo assim depois não tem planos para seguir em frente evoluindo.

Antes de começar a tirar sua ideia do papel, vamos fazer um planejamento da sua vida financeira pessoal. Fazer um mapeamento de todo dinheiro que entra e sai da sua conta e entrar em um processo de redução máxima de custos.

Cuidado com as dívidas longas, tente ao máximo se livrar delas e deixar o seu planejamento financeiro livre e assim começar a levantar o máximo de capital possível.
Cuidado com empréstimos absurdos, tenha em mente que no começo
quase sempre é necessária mais força de tração em todos os aspectos.

Se você trabalha ou tem algum bem que pode ser vendido, guarde o dinheiro até a hora certa de começar a investir. Uma dica é fazer um caixa que te sustente durante 12 meses.

Nessa conta você considera todos os seus gastos, como combustível, alimento e custos com moradia e aluguel, um exemplo claro é se você precisa de R$2.000/mês para se manter, junte R$24.000. Assim você tem um seguro de um ano para pagar as dívidas considerando que nenhum capital entre.

O que é preciso para iniciar um escritório contábil?

Essa dica é muito importante e também fala sobre planejamento e mapeamento, mas dessa vez não é o financeiro e sim o que uma empresa de contabilidade de verdade precisa minimamente para se manter no mercado.

É importante dizer que no cenário de pandemia, muitas coisas podem ser alteradas, e assim ter mais redução de custos, como aluguel, armazenamento de papel e até mesmo os materiais de escritório. 

O aconselhado é ter pelo menos um computador/notebook que consiga rodar com qualidade os dados de um sistema contábil e uma boa conexão de internet.

Atente-se a separar o que é gasto da empresa e o que é gasto como pessoa física, isso contando que sua sede seja sua residência.

Separar um valor para a construção de sua marca é de grande relevância, principalmente se o objetivo é crescer e alavancar os negócios. Uma boa impressão sempre pode atrair mais clientes e também passar o seu propósito.

É possível fazer modelos gratuitos de logotipo, mas a diferença de um serviço profissional
é muito grande.
Então aconselhamos que você guarde um capital para que seja feito por um profissional que garanta qualidade, afinal vai ser a fachada da sua empresa.

Crie o espaço do seu escritório na internet

Assim que já estiver com logo e também com o site é importante começar a aparecer
e colocar conteúdos nas redes sociais, lembre-se: Conteúdos relevantes para seu público.
Assim você pode utilizar os gatilhos mentais como por exemplo o gatilho de autoridade e reciprocidade.

Entregue algo de valor para seu cliente, algo que ele realmente precise, de graça e depois você começa a ter uma conexão com seu cliente.

Veja como fazer seu escritório contábil vender mais, clique e faça o download do nosso e-book que vai ajudar seu escritório contábil a fechar muito mais clientes mesmo durante a crise.

Se caso você tenha uma equipe formada, fique muito atento ao marketing e comercial, essas áreas precisam de um controle rigoroso. Elas precisam andar juntas e pensar em um diferencial no mercado contábil.
É interessante também criar nichos para atendimentos específicos que facilitem a aquisição de clientes. 

Se a empresa já tem o marketing definido juntamente com o comercial é importante começar a realizar anúncios pagos. Isso vai ser um extra além de construir sua base no orgânico e também tendo uma visibilidade maior.

Esse é um diferencial para quem deseja grandes resultados, mas não se esqueça, o marketing não é uma ciência exata, sendo assim não há garantia de retorno, precisa testar e focar naquilo que dá certo.

Atendimento ao seu cliente

Agora que já falamos das fases para se conseguir o cliente, chegamos ao esperado momento com o cliente. Onde você pode fechar suas vendas e garantir o faturamento do seu escritório.

Se a sua empresa já tem uma equipe de atendimento para o cliente, acompanhe os atendimentos de perto, pois essa é uma das etapas mais importantes de todo o processo, a venda do seu serviço.

Deixe bem alinhado com sua equipe o que seu escritório faz e não faz
e a mesma coisa vale para o cliente.
Deixe tudo bem estruturado para não ter problemas com contratos posteriormente.

Se você mesmo prestar o atendimento ao cliente, não deixe de passar para sua equipe o que foi acordado para todos ficarem cientes do processo.

Muito cuidado porque os clientes estão cada vez mais exigentes, então é importante deixar tudo bem conversado e você sair dali com um contrato assinado.

Ferramentas que podem te ajudar 

Use e abuse de ferramentas que podem te ajudar dentro da sua empresa, utilize a tecnologia a seu favor. Você pode utilizar para captar novos clientes, controle de setores e muito mais.

Utilize sempre pensando em otimização e agregação de valor, você pode até economizar tempo dependendo de como será usado.

Mantenha-se sempre informado de tudo que acontece no mundo contábil. Geralmente os clientes que você atende estão abrindo empresas e também estão passando pelo mesmo período que você. Então sempre tenha boas informações para passar a eles.

Em 2020 o número de novas empresas cresceu mais de 14% no Brasil. A maioria desses empreendedores tem dúvida de como emitir documentos fiscais e também sobre sua tributação.

Você pode se tornar parceiro da Treeunfe e oferecer emissor de notas fiscais para seus clientes, assim sua empresa negocia o valor com o cliente e você tem a tecnologia pronta para vender e lucrar.

Assim que sua empresa estiver funcionando e já atuando verifique internamente quais são os pontos que podem ser melhorados.
Estude junto com seu time e coloque as novas estratégias no ar.

No começo de qualquer negócio, mesmo que você já tenha experiência na teoria, procure aumentar sua experiência também na prática para que seus resultados sempre estejam em constante crescimento.

Abaixo tem um link para baixar o nosso E-book de como fazer seu escritório de contabilidade vender mesmo durante a crise, clique no botão abaixo e faça o download e comece agora mesmo tirar empresa do papel e aumentar suas vendas.

BAIXAR E-BOOK

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site