Confira as atualizações e novidades do emissor FreeNFe (4.0.0.1621)

Para um sistema de software se manter funcionando e operando, ele precisa de atualizações constantes e novidades do emissor para atender a sua demanda e se adaptar de acordo
com o trabalho empregado.

Essas atualizações são ainda mais necessárias quando é um software que depende de outras áreas ou de outros ramos de atividade, onde ambos sofrem mudanças e implementações constantes, como é o caso de um emissor de notas

Devido a sempre serem atualizadas novas regras e validações da SEFAZ do estado, isso implica diretamente no funcionamento de um sistema emissor de documentos fiscais, onde precisa estar sempre de acordo com as novidades e atualizações. 

Por mais simples que seja a alteração ou implementação, já impacta diretamente no sistema, pois se uma dessas regras de validação não estiverem de acordo, o sistema inteiro fica de certa forma inutilizável, devido a essa regra em específico não consegue validar um documento fiscal. 

Quais as novidades do emissor? 

As atualizações mais recentes do FreeNFe trouxeram muitas correções, tanto em regras fiscais de validação, quanto em correção de bugs ou erros sistêmicos. Veja abaixo quais são elas:

  • Informar dados do cartão para realização de compra com Cartão de Crédito ou Débito. 

Essa foi uma atualização bem complicada uma vez que o emissor FreeNFe não possui integração com a máquina de cartão, dessa forma alguns campos precisam ser preenchidos de forma manual, como por exemplo o CNPJ da instituição de pagamento. 

A primeira alteração da SEFAZ foi realizada para informar obrigatoriamente a instituição de pagamento em operações com cartão, mas após algumas novas atualizações onde sistemas que não fossem integrados passaram a ser isentos desse preenchimento. 

Sendo assim foi criado uma nova regra onde poderia informar se o sistema é ou não integrado com a máquina de cartão, e vários campos, como Bandeira, CNPJ, Código de autorização acabaram sendo removidos quando não havia essa integração. 

  • Rejeição 441: Descrição de pagamento obrigatória para meio de pagamento 99 Outros.

Essa regra foi aplicada apenas as notas com meio de pagamento outros (99), então sendo assim o FreeNFe foi automatizado onde o campo xPag que seria a descrição do pagamento já vem sendo preenchido de forma automática, para não receber essa simples rejeição e ficar com a NFe pendente de envio. 

  • Novas regras aplicadas aos dados de emissão para NFe como operação não presencial pela internet, onde validaria os campos de Intermediador da operação.

Essa nova regra indica que é preciso informar os dados do intermediador para que a NFe possa ser reconhecida onde e como está sendo feito o acordo de compra e venda. 

Dessa forma esses campos passaram a ser obrigatórios no seu preenchimento para serem validados a NFe e confirmando assim o intermediador da venda. 

Sendo no caso Marketplace e e-commerce para realização de acordos de compra e venda. 

Um novo modelo de parceria e afiliados está rolando no sistema FreeNFe, onde muitos empresários já lucraram uma grande quantia apenas com o método indique e ganhe. 

Um modelo simples, onde o afiliado recebe um código e poderá utilizar esse código para indicar as demais empresas que necessitam de um emissor de notas. 
A cada nova indicação o afiliado receberá uma comissão generosa onde poderá aumentar a sua renda. 

Se você já usava o emissor antes e indicava apenas porque gostou do programa, essa indicação que antes era gratuita agora pode se tornar um grande benefício à você, onde pode lucrar ainda mais. 

Esse novo projeto foi implementado no emissor FreeNFe e nos demais sistemas, no FreeNFe seu acesso é bem fácil, basta clicar no ícone INDIQUE E GANHE ao lado de relatórios e realizar o seu cadastro para participar. 

  • Rastreio de produtos, onde é possível cadastrar o item com todas as suas informações de rastreio, data de vencimento, quantidade do lote e outras informações. 

De todo modo, essa ferramenta é de fato muito importante para quem opera com produtos que possuem validade, e precisam ser seguidas de forma rigorosa.

Também para se localizar melhor no estoque informando números de lotes e data de fabricação. 

É possível informar o código de agregação para deixar mais claro e seguro os dados fornecidos e cadastrados dentro do sistema emissor FreeNFe.

  • Erro no envio de emails também foi corrigido. 

Em alguns momentos ao finalizar a NFe e encaminhar a nota ao email o sistema faz uma leitura no servidor de email para validação do envio e só então é encaminhado o XML e PDF da nota corretamente. 

Isso porque o servidor de email, precisa ver a validação e confirmar se os emails preenchidos realmente são válidos para realizar o envio.

Infelizmente esse processo de leitura do servidor de email, acabou tendo problemas e ficou oscilando por um tempo, onde foram encontrados alguns processos e então corrigido o problema de ociosidade. 

Isso resultou em uma melhora significativa no processo de envio de emails, onde o servidor está mais rápido e faz a leitura das validações ainda mais rápida. 

Dessa forma com essa nova atualização o e-mail ao cliente final é enviado em questão de poucos segundos, melhorando assim a praticidade e agilidade no processo de emissão onde o serviço não para. 

Próximas atualizações 

Atualizações constantes são realmente necessárias, e por isso são melhores no processo de automação e agilidade. 

Como dito anteriormente, são essas atualizações que mantêm o programa funcionando e operando corretamente, isso implica tanto no processo de validação quanto automação. 

Quanto mais assertivas as atualizações do programa, mais eficientes serão os trabalhos realizados pelo mesmo. 

Essas atualizações são sempre baseadas em novas regras que são implementadas pelos órgãos fiscais, dessa forma todas elas possuem fundamentos sejam em Notas Técnicas ou em atualização constante da Sefaz. 

Sempre realizadas essas implementações com base em algum documento válido e verificado, sendo autenticado por uma fonte confiável de informação. 

Mas isso não impede que atendemos a sugestão dos usuários, todo time de suporte está pronto para receber sugestões e solucionar dúvidas, uma crítica construtiva sempre será bem vinda, pois estamos dispostos a entregar sempre o melhor e mais autenticado processo de validação de documentos fiscais. 

Falando em novidade, talvez esta nem seja tão nova mais, mas vale a pena falarmos dela aqui. Estamos nos referindo ao Gerador de Boletos do FreeNFe. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida em parceria com a PJ Bank, para proporcionar aos nossos clientes e usuários uma experiência única e prazerosa. Isso porque unindo inteligência e automação, informações e processos, conseguimos disponibilizar o recurso para que sua nota fiscal seja ainda mais completa. Agora, os seus boletos bancários já são emitidos no mesmo momento que a nota fiscal, isso mesmo, junto. Basta fazer o credenciamento e começar a usar. Esqueça ter que enviar remessas de arquivos para os bancos e perder um monte de tempo, vem usar o Gerador de Boletos do FreeNFe, que já faz toda a conciliação bancário por você e para você. Para saber mais, fale comigo agora mesmo pelo WhatsApp.

E se você ainda não conhece o FreeNFe, esse é o momento certo para baixar e testar gratuitamente a emissão das notas fiscais, clique no botão abaixo e confira!

Baixar FreeNFe

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site