Conheça 4 problemas que podem acontecer com o SPED fiscal

Você saberia responder o que é SPED Fiscal? Esse recurso tem uma certa importância para os profissionais da contabilidade e pode facilitar a vida de vários empresários, além de poupar uma boa dose de tempo.

Para elucidar essa questão, decidimos explicar como o processo funciona, quais são os problemas mais comuns que podem acontecer e como solucioná-los. Confira!

O que é SPED fiscal?

Você certamente já sofreu com a burocracia por aqui, não é? Seja nas repartições ou na entrega de tributos, o problema atinge muita gente na hora de empreender. Uma das ideias que surgiram justamente para lidar com isso é o SPED Fiscal.

O nome é uma sigla para Sistema Público de Escrituração Digital e diz respeito a uma forma de facilitar a entrega dos documentos na hora de fazer as pazes com o leão. No arquivo, você conta para a Receita Federal tudo sobre a apuração de impostos como o ICMS e o IPI.

Isso é feito de forma digital. O efeito é similar ao da NFe em comparação com as notas antigas — redução de gastos com papéis, agilização dos processos, economia de tempo etc.

Mas então, como fazer a entrega do SPED? O formato é arquivo eletrônico, enviado por meio do PVA, isto é, Programa Validador e Assinador — sempre com certificação A1 ou A3. A verificação vem do próprio SPED.

Quais problemas comuns podem acontecer na entrega do SPED fiscal?

A seguir, separamos para você alguns dos problemas mais recorrentes na entrega do SPED fiscal. Continue a leitura!

1. Preenchimento indevido

Os erros comuns de preenchimento indevido acontecem no ICMS e IPI. O apontamento vai estar relacionado às bases de cálculo, valores e alíquotas. Em alguns casos, ele acontece pela importação do arquivo XML sem a preocupação de adaptar as notas à realidade da empresa.

2. Erros de códigos e descrições

O tipo mais frequente desse erro está em itens com descrições iguais, códigos diferentes e vice-versa. Cada código deve contar com uma identificação própria, sendo o mesmo da emissão dos documentos.

3. Não informar o NCM

O NCM é uma sigla para Nomenclatura Comum do Mercosul e diz respeito a um código de oito dígitos — muitas vezes, esquecido na hora do preenchimento. O que os números revelam? Segmento, item e especificação.

4. Erro no valor total

Muitos erros simples podem passar despercebidos na hora de inserir os valores. Em alguns casos, isso faz com que os números da nota fiscal eletrônica sejam diferentes dos do SPED.

Entender o que é SPED fiscal não ajuda apenas na hora de digitalizar a escrituração da sua empresa. Ao diminuir a burocracia e poupar tempo, você passa a se dedicar ao core business — a parte mais importante do seu negócio.

Fique de olho nas mudanças que o SPED pode sofrer ao longo dos anos. Afinal, toda informatização é renovada com o tempo, não é mesmo? O projeto ainda é relativamente recente, tendo sua origem em 2007.

E você? Quer saber mais sobre como deixar a parte tributária e contábil do seu negócio em dia? Então leia o post em que falamos sobre o campo cBenef na NFe!

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