Consulta da nota fiscal completa: saiba como fazer agora!

Você já se perguntou como armazenar, validar e fiscalizar as NFes da sua empresa? Se sim, saiba que fazer a consulta da nota fiscal completa é o primeiro passo para conseguir isso — garantindo segurança e monitoramento, além de identificar com mais facilidade problemas fiscais.

Para ajudar com esse tipo de situação, decidimos explicar o que é a consulta da NFe completa, qual a melhor forma de fazê-la, assim como sua importância. O que acha de nos acompanhar na leitura deste post?

O que é a consulta da nota fiscal completa?

A consulta da nota fiscal completa é uma das fases da emissão da NFe. A ideia é validar o documento de acordo com a Sefaz (Secretaria Estadual da fazenda). E como isso funciona? Pense da seguinte forma — a nota registra a contribuição de impostos para análises da Receita Federal, certo?

Isso serve para comprovar compras, cancelamentos, doações e por aí vai. Quando você compra um produto, geralmente vem acompanhado de um Danfe, isto é, um Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

E qual a utilidade desse documento? Na prática, o Danfe é uma espécie de versão resumida da nota. Não substitui o documento, mas fornece a chave de acesso necessária para acessar a versão completa da nota, que dispõe de muito mais informações.

Por que fazer a consulta da NFe completa?

A consulta ajuda a identificar se você está sendo vítima de uma fraude ou se a transação foi feita de forma irregular. As notas ainda ajudam no gerenciamento dos gastos, já que você fica ciente de onde cada centavo foi gasto.

Você já parou para pensar no que fazer caso alguém emitisse uma nota com seu CNPJ sem que você soubesse? Então, a preocupação com a segurança desse tipo de serve justamente para evitar a prática de notas frias.

Para comunicar esse tipo de irregularidade, existe um instrumento fiscal chamado manifestação do destinatário. Aqui, você comunica qual sua posição em relação à nota — se confirma, nega, demonstra ciência ou desconhecimento.

Como fazer a consulta de NFe completa?

Lembra da chave de acesso que citamos no texto? Por meio dela é possível acessar as notas no Portal Nacional da Sefaz. Trata-se de um número de 44 dígitos que pode ser encontrado abaixo do código de barras do Danfe, perto de onde fica escrito “controle do fisco”.

Além do código numérico, a chave é formada por dados como CNPJ, código UF, data da emissão, número de série, modelo, forma de emissão e dígito verificador. O certificado A1 e A3 ainda é necessário para autorizar o acesso.

Esses certificados assinalam digitalmente a empresa. Ou seja, comprovam que a empresa é a que de fato está emitindo a nota fiscal. No caso do A3, o armazenamento acontece em tokens ou smartcards.

A consulta da nota fiscal completa garante que você não entre em uma fria, já que mostra que a operação está sendo feita de acordo com a lei. Ainda é possível ter acesso a informações mais completas sobre o produto que não estavam disponíveis no Danfe.

Se você quer facilitar esse processo, o ideal é contar com um software de emissão de NFe. Por meio dele, é possível reduzir o tempo de emissão e ainda melhorar o controle de estoque e a saúde financeira do seu negócio.

E você? Que tal solucionar os seus problemas fiscais em parceria com quem entende do assunto? Então, entre em contato com a gente!

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site