Controle de estoque – Você sabe fazer?

Controle de estoque é uma técnica de armazenamento e acompanhamento dos itens estocados, sendo um componente essencial para monitorar seus suprimentos.

Desse modo desde o momento da chegada do produto até ser comprado e despachado para o cliente é feito para evitar a falta ou excesso dessas mercadorias, essa gestão é de extrema importância para você obter sucesso com o seu negócio, pois evita o desperdício, favorece o capital de giro, gera conhecimento de oferta e procura e otimiza espaço físico. 

Ter um estoque grande trás em certa medida diversos riscos para as empresas, tais como risco de deterioração, roubo, danos e perda em caso de produtos perecíveis. Por essas razões, o gerenciamento de estoque é de grande importância para todas as empresas, independentemente de seu tamanho, mas também tem suas vantagens de se ter um estoque  grande pois ao comprar um determinado produto em grande quantidade, você pode conseguir um menor preço de compra e conseguir uma maior lucratividade. 

Por que é importante ter um controle de estoque bem feito?

É de extrema importância pois representa seu dinheiro e lucros. Ou seja, dinheiro é dinheiro, precisa ser bem controlado, guardado e investido. Afinal, seu estoque pode ser responsável por uma quebra em sua empresa

Muitas pessoas não vê importância em ter um bom controle de estoque e acabam nem ligando para isso.

A primeira coisa que se consegue com um bom controle de estoque é a redução de produtos parados dentro de sua loja, assim ocupando muito espaço e gerando custos com o armazenamento.

É evitar que existam perdas ou até mesmo furtos do seu produto, assim pode verificar dentro do sistema se o produto “sumiu” ou se foi feito uma venda ou movimentação indevida. 

Como a principal e também importantíssima função financeira que irá ajudar você verificar qual é o valor do seu estoque total e até quanto poderá lucrar com a venda desse estoque. Ver qual produto tem mais demanda, e investir na compra do mesmo e manter o equilíbrio.

Sua empresa consegue atender melhor com produtos a pronta entrega, sabendo qual é o produto que você mais vende e o seu cliente sabe que você vende isso, ele vai em sua loja e se você não tiver esse produto disponível, o que pode acontecer? 

Ele vai pra loja de um fornecedor que é seu concorrente ou seja, além de perder a venda, é o outro lugar que o cliente terá como referência, pois sabe que quando precisou, foi em seu concorrente que encontrou. 

Durante o processo: 

Crie uma rotina de controle de estoque, sempre controle a entrada e saída de seus produtos, dentro do sistema. Outra coisa que será preciso é ter uma quantidade máxima e mínima bem definida nos cadastros dos produtos. Por mais que pareça ser muito óbvio, é importantíssimo ter o cadastro de todos os produtos que você trabalha.

Se um produto fica parado, o dinheiro não circula e você estará gastando com a armazenagem.

Se um produto faltar, sua empresa também pode perder chances de vendas e novas oportunidades de negócio.

Por isso controlar o estoque de maneira correta é tão importante, a saúde financeira do seu negócio depende dele.

Controle de estoque em dia pode evitar que essa balança entre vendas e produtos parados fique sempre desequilibrada. Lembrando também que seu empreendimento está sujeito a grandes chances de fraudes.

O desvio de produtos seja por funcionários, parceiros, sócios ou até mesmo fornecedores é algo mais comum do que se pode imaginar.

Com zero controle de estoque, ou com um processo manual e fácil de ser burlado, as fraudes ficam bem mais fáceis.

Usar um programa para ajudar é viável?

Para escolher a melhor opção de sistema de administração de estoque é preciso avaliar as necessidades específicas da sua empresa. Avalie as funcionalidades que atendem melhor seu negócio.

Um bom planejamento de controle de estoque é essencial ao crescimento e desenvolvimento de qualquer empresa .Isso ajuda a manter um acompanhamento das vendas, além de fornecer dados para o setor financeiro que integra vários setores. Com isso todos os processos ficam centralizados, o que diminui erros nas apurações de impostos.

Com o avanço da tecnologia o uso de programas e sites estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano das pessoas, com a crescente demanda do mercado e exigência, ter esses recursos disponíveis e utilizar esta sendo de grande ajuda, estão disponíveis exatamente para agilizar o processo, contabilizar de forma automática, trazer cada vez mais produtividade e agilidade no dia a dia. 

É importante antes da tomada de decisão, fazer alguns testes para verificar se realmente o programa irá atender a todas as demandas da empresa, mas algo muito comum de acontecer, é se acostumar fazer uso de um programa específico e com o passar do tempo, se adaptar, por mais que  a necessidade aumente, ainda persistir em fazer uso, a tecnologia está em constante mudança a cada dia uma nova versão é lançada no mercado, então não tenha medo de se arriscar e reaprender tudo novamente, sempre estar em busca de constante evolução. 

Como foi citado anteriormente é importante a pronta entrega do produto, contabilizar a entrada e saída, pois assim quando o estoque atual estiver esgotado, fazendo a revisão diariamente, o sistema irá lhe informar.

Assim irá ajudar a efetuar compras para seu estoque futuramente, diminuindo a quantidade de vendas que você poderá perder por falta de estoque. 
Sem contar o aumento da pro atividade

Terceirizar o serviço, enquanto você toma conta de outros assuntos

Independente de sua demanda de produtos, abrir uma empresa e conseguir estabilidade e continuar mantendo e acompanhando as exigências do mercado não é nada fácil, então é preciso ter alguém de sua confiança, com formação e habilidades nessa área de gestão de estoque e dar uma atenção e dedicação somente em uma única coisa, para enquanto tiver um responsável você pode estar somente acompanhando o processo e focado mas também trabalhando em outros novos projetos e planejamentos para sua empresa.

De certa forma o serviço é distribuído sendo assim, aliviando a responsabilidade, trazendo como benefício a produtividade e agilidade, tanto do CEO como também dos funcionários. 

Saiba programar as compras de cada item com os fornecedores, para evitar atrasos durante o processo. Tendo tempo, para fazer a conferência de cada item, até mesmo a devolução. 

Como você cuida de seus produtos?

Dentro de seu estoque além de estar armazenando, também é notável o uso da manutenção, principalmente na organização de que forma é colocado no local, se é um ambiente adequado para armazenar o produto e que possui higiene.

E também para que seja encontrado com facilidade, nada adianta se ter todas as informações sobre o produto se não consegue acha-lo com agilidade quando precisa, a organização do espaço físico permite que você avalie com precisão e espaço que precisa e ganhe tempo e evite gastos extras com infraestrutura. 

Procure checar seus registros, mantenha sempre a atenção aos produtos perecíveis.
Para evitar falhas no processo de contabilização do software sempre que um produto for vendido, entrar imediatamente na planilha 

Como você entrega o produto que sai do seu estoque?

É significante a maneira que você cuida de seus produtos, o cliente enxerga este cuidado como zelo e deposita confiança e credibilidade.

Como seu produto chega no seu cliente infelizmente não se tem o controle a partir do momento que a mercadoria entra em transporte. Precisa conhecer e saber qual é o seu prazo de entregas. 

Uma boa equipe treinada inteira e entrosada no processo que realmente entenda e que também sejam valorizados, reconhecidos, melhora a produtividade e qualidade de entrega, pois do que adianta investir em um bom sistema, se muitas vezes nem você sabe usar?

E por fim, invista em seu marketing, mostre que não visa somente o lucro, mas a qualidade, segurança até a entrega do produto para seu cliente, como por exemplo, propagandas no youtube, instagram, TV, mostre para seu cliente que realmente se preocupa com a saúde e bem estar de todos. Pois o que o cliente pensa de seu estoque, também é válido. Uma das formas de estar vendendo a imagem de seu produto. 

Um controle de estoque organizado

Tendo em vista o que foi mencionado, fazendo esse controle no estoque você vai conseguir esses benefícios citados sendo assim, aumentando seu lucro e também diminuindo o seu prejuízo com o estoque.

Lembrando que é aconselhável evitar grande quantidade em estoque, pois significa que é um produto que está em desvalorização correndo até mesmo risco de perda ou extravio. Compre o necessário para sua empresa no período. 

Consequentemente, o uso de um bom sistema é uma das melhores ferramentas para controlar e ter sucesso absoluto. Tudo que seu comércio precisa para adequar ao fisco evitando, multas, todos esses benefícios, pode ser feito com o uso do programa FreeNFe, que além de emitir a NFe dos produtos faturados, também faz controle de estoque. 

Ressaltando que o sucesso do seu negócio depende de uma série de fatores, e qualquer erro ou falha nesse processo, pode gerar um custo alto, então não deixe de fazer seu controle de estoque. 

Clique no botão abaixo e conheça agora o FreeNFE.

Conhecer FreeNFe

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site