CPF na nota? Como emitir NFCe – Cupom Fiscal

Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre emitir NFCe ou o antigo cupom fiscal:
Mas afinal, o que é NFCe?
R: A NFCe é a Nota Fiscal ao Consumidor Final.
Então é o Cupom Fiscal?
R: Na verdade é o substituto do Cupom Fiscal.

Anteriormente o que se via falar era mesmo sobre o cupom fiscal. Por isso, hoje existe uma certa confusão, apesar de que quase 100% do território brasileiro já ter aderido ao novo modelo, a NFCe.

O cupom fiscal era obrigatório para empresas que faturavam acima de 120 mil dentro de um ano.

Sendo necessário que a impressão deste documento fosse realizada em impressora fiscal térmica. Da mesma forma que a Nota Fiscal, o Cupom Fiscal tinha por objetivo formalizar corretamente a compra do adquirente (cliente).

Com a entrada da NFCe, o cupom fiscal foi “aposentado”. E isto trouxe benefícios para os contribuintes. No que diz respeito à economia, foi o primeiro impacto.

Porque o cupom era obrigado a ser impresso em uma impressora fiscal térmica, e é claro, precisava comprar o equipamento, que não era muito barato.

Já a nota fiscal ao consumidor final (NFCe), não exige que a nota seja impressa em uma impressora térmica fiscal, sendo assim, o custo de implementação para emitir nfce é muito mais baixo, sendo possível que seja impressa em qualquer impressora não fiscal.
As notas fiscais podem ser consultadas pelo código de acesso no site da secretaria da fazendo do estado do emissor da nota.

Bom, basicamente a diferença é esta. 

O que você precisa hoje para emitir NFCe para os seus clientes, é um Certificado Digital e um Sistema Emissor.

O FreeNFCe é uma ferramenta extremamente importante para o seu negócio, pois ele vai possibilitar um ganho de agilidade e controle das suas operações.

Como utilizar o FreeNFCe como aliado da empresa?

São várias as formas de fazer isto, que vão desde fazer uma gestão fiscal eficiente, afastando qualquer tipo de multas ou penalidades, até saber exatamente a quantidade de produtos que tem de um determinado produto, dessa forma emitir nfce se torna uma forma de auxiliar efetivamente o seu negócio.

  • Emissão de Notas Fiscais
    • Conforme já falamos mais cedo, ali em cima, a exigência do governo agora é a nota, até para eles terem um controle mais rápido e mais eficaz de tudo. O FreeNFCe está preparado para atender esta demanda, uma vez que a não emissão das notas, pode acarretar em pesadas multas e outras penalizações, como por exemplo, prisão.
      Portanto, para que sua empresa esteja com as obrigações fiscais em dia, não deixe de emitir suas notas, use esta ferramenta em seu favor e a favor do seu negócio.
  • Cadastros de Produtos
    • Isso mesmo. O FreeNFCe permite que você faça os cadastros dos seus produtos, para uso posterior.
      É altamente recomendado a utilização deste recurso, porque isso proporciona ganho de tempo e agilidade no processo.
      Uma empresa que vende água mineral, por exemplo, poderá cadastrar as garrafas, de 600ml, de 1 litro e as demais que comercializarem. Na hora da venda, basta selecionar, que já vai estar tudo pronto, com valores e tudo mais, basta dizer a quantidade da venda.
      Com isso, poderá até gerenciar o seu estoque, sabendo exatamente qual a quantidade ainda resta.
  • Cadastros de Clientes
    • Assim como os cadastros de produtos, os de clientes também visam trazer mais comodidade e ganho de tempo. Quando a empresa cadastra o cliente para emissão das notas fiscais, ela ganha tempo na próxima emissão, claro que haverá uma próxima venda, afinal de contas, empresas que tratam bem os seus clientes, os fidelizam, mas isso é assunto para um outro post. Mas não é uma obrigatoriedade que o cliente seja identificado na nota fiscal do consumidor. Já ouviu na fila do mercado a atendente dizer: CPF na nota? Com certeza sim neh.. hehehe
      Pois é, o FreeNFCe proporciona esta pergunta, e se ela for respondida com sim, você poderá identificar o comprador na nota, mas se for não, também poderá usar um cadastro já pré-definido como CONSUMIDOR, e emitir a nota sem a necessidade de identificar o cliente.
  • Informação de pagamento/Troco
    • Calculadoras sempre foram excelentes auxiliares(e em muitas empresas ainda são). Mas o fato é que hoje em dia os aparelhos, assim como sistemas, até planilhas, estão cada vez mais “inteligentes”. E no que diz respeito a fazer contas, é raro ver alguém usando uma calculadora para calcular o troco na hora do pagamento, certo?
      Não estou dizendo que não exista mais, porque existe, eu compro em mercearias, que o dono ainda usa. No entanto, para que exista ainda mais praticidade e agilidade nos processos de vendas no PDV, o FreeNFCe também se preocupa com este detalhe, pois basta informar o valor recebido, que ele automaticamente mostra o valor do troco.
  • Compatibilidade com Scanners
    • É exatamente isto. Para você que tem um mercadinho e já usa scanners para ler os códigos de barras, fique tranquilo que o FreeNFCe está totalmente preparado para atender e melhorar os processos dentro do seu negócio. Claro que isto traz agilidade. Já imaginou ter mais de 1000 cadastros, e ter que fazer a inclusão deles nas notas, um a um? E se o cliente comprou mais de 50 itens? Demora neh. Com o uso destes aparelhos, o tempo que esta tarefa demoraria, cai drasticamente. E isso é uma das coisas mais escassas e caras hoje em dia: Tempo. Portanto, otimize sempre que puder, pois cada segundo ganho, poderá ser usado para outro a fazer.
  • Envio de email ao destinatário
    • Mesmo que seja para consumidor final, com o FreeNFCe, você poderá informar o email do cliente no ato da confecção da nota, ele receberá instantaneamente uma cópia da nota no endereço fornecido.
      Isso vai proporcionar maior segurança para o seu cliente, porque mesmo que ele perca a via impressa, ainda vai ter a digital na sua conta de email, salvo. Caso venha precisar, poderá em alguns cliques resgatar e usar. Lembre-se, quanto mais o cliente sentir segurança, mais chance ele terá de ser um fiel cliente, mas novamente, isto é conversa para um outro conteúdo.
  • Suporte Técnico
    • Além de tudo isso, e ainda muito mais que o sistema FreeNFCe poderá e vai te entregar, ainda conta com um poderoso canal de suporte técnico. Um time altamente capacitado e treinado para te ajudar em qualquer situação, desde a mais simples, até a mais desesperadora(mas calma, isso com as notas). Sabe aquele medo terrível de perder uma venda porque alguma coisa está errada e a sua nota não sai nem com reza? Fique absurdamente tranquilo(a), acesse o site e chame o esquadrão de suporte, eles irão te socorrer com a maior presteza e dedicação. 🙂

Veja aqui o passo a passo para você emitir a sua primeira NFCe usando o FreeNFCe

E como posso ter o FreeNFCe?

É necessário utilizar o emissor de notas fiscais FreeNFe, um emissor gratuito para emissão de notas fiscais NFe. Mas que também disponibiliza uma versão paga, mais completa, mais robusta, com mais recursos.

Para utilizar o recursos de NFCe, existem duas formas:

Primeira: Poderá migrar da versão Free para a Plus e ter TODOS os recursos que o sistema oferece liberados, incluindo é claro, emissão de NFCe.

Segunda: Poderá adquirir apenas o módulo NFCe, por um valor ainda mais em conta, e usar tranquilamente. No entanto, esta modalidade, libera apenas o recurso de NFCe, os outros que fazem parte da versão Plus, ficarão bloqueados.

E para você que está lendo este conteúdo, eu vou te dar 5% de desconto já, basta escolher abaixo uma das opção e finalizar a compra.

QUERO COMPRAR APENAS O MÓDULO NFCE

QUERO COMPRAR A VERSÃO COMPLETA

Ah, e não se esqueça, se precisar do nosso pessoal para tirar alguma dúvida, estaremos à disposição!

Tchau e até a próxima!

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site