Dia do Publicitário está chegando, entenda sua importância!

O dia do publicitário é comemorado aqui no Brasil no dia 01 de Fevereiro, porque foi nesta data que saiu um decreto em 1996 que deu inicio a essa profissão no Brasil, mas a verdadeira pergunta é o que é um publicitário? O que faz um publicitário?

Fique tranquilo que a partir de agora vamos falar sobre o que é essa profissão e o que eles fazem. O reconhecimento dessa profissão ainda é bem recente para o mercado, mas o publicitário vem atuando no nosso mercado desde os primórdios.

As técnicas que esse pessoal utiliza geralmente é feita para vendas e justamente para valorizar seus produtos e conquistar a clientela, dessa maneira quem fazia a publicidade era muito bem recompensado fazendo seu negócio render muito mais.

O dia do publicitário e o seu crescimento

O crescimento dessa profissão acontece justamente por conta das agencias de marketing por ser um setor que precisa de muita visibilidade. Antes da pandemia e da publicidade realmente acontecer, eram os jornalistas que acumulavam a função de publicitário.

Os jornalistas sempre escrevem bons textos para seus leitores e nessa profissão não é diferente, portanto os jornalistas eram responsáveis por trabalhar também nessa parte de publicidade e criar anúncios que vendem, e com a regulamentação das profissões, as funções ficaram separadas e muito mais organizadas do que antigamente.

Agora quem é jornalista tem o papel muito mais centralizado e o publicitário também faz o seu papel com mais foco.

Quais áreas de atuação de um publicitário?

Ainda é muito difícil saber o que um publicitário realmente faz, é uma função relativamente nova que ganhou forças conforme o tempo foi passando.
A seguir tenho algumas das áreas que esse profissional trabalha:

Atendimento

Talvez você pense que essa profissão só trabalha para criar textos e imagens para mostrar a marca de seu cliente para mais gente, e de fato realmente é isso, mas por trás do trabalho em si existe todo um treinamento para que tudo seja feito da melhor forma possível.

O setor de atendimento é um exemplo claro disso, é responsável por compreender as necessidades dos clientes, criar Briefings e propor projetos. Portanto o pessoal que trabalha na parte de atendimento é responsável por entender e criar dados que vão servir como base para compor uma campanha publicitária robusta.

Muitas pessoas podem julgar essa profissão dizendo que é somente um atendente, mas se olhar mais afundo vai perceber que tem muito mais processos envolvidos por trás.

Criação

Aqui é onde tudo começa, a área da criação, onde o responsável coloca a mão na massa para produzir conteúdos relevantes, e também sendo uma das mais visadas áreas em propaganda.

Dentro dessa área ainda existe muito mais coisa como redatores, os responsáveis pelas artes e tudo mais.

Geralmente existe muito mais pessoas trabalhando em um único projeto, porem sempre há necessidade de alguém coordenar a equipe.

Aqui é aquela velha ideia de escolha, onde juntava um grupo de alunos para fazer o trabalho e entregar em um dia para seu professor, cada um ficava com uma função, o que projetava tudo, o que escrevia, o que estava ali somente para ler o que estava escrito, e a pessoa que apresentava os membros do grupo.

Isso acontece até hoje só que em forma de publicidade, um faz o texto, o outro a imagem e também os responsáveis por apresentar ao seu cliente.

Mídia

Aqui é onde fica bem claro a importância do projeto ser bem estruturado, é onde o responsável analisa em quais veículos de comunicação a campanha dever ser veiculada para se obter sucesso.

Vamos a um exemplo mais caro, imagine que seu cliente assista televisão na parte da manhã e sai para comprar alguma coisa no horário de almoço, talvez não faça sentido colocar uma propaganda no horário que ele não estiver vendo certo?

E isso serve para todas as áreas, seja revista, internet, rádio e televisão, aqui o essencial é você verificar onde o seu cliente está mostrar para ele o seu conteúdo.

Marketing

Aqui a profissão é englobada como um todo desde a parte de verificação até a compra do seu cliente, aqui é visto o preço, o lucro e todo o processo por trás da geração da venda.

É muito importante ter uma estratégia para não ficar perdido no meio do processo.

Pesquisa de público

É importante que seja feito um levantamento do perfil de seu cliente e ter um conhecimento da marca e da persona. Aqui a ideia é procurar a pessoa ou o grupo de pessoas para que a sua propaganda será mostrada.

Basicamente é uma dor que o seu produto ou serviço resolve para aquele determinado grupo de pessoas. Assim são feitos os anúncios de publicidade.

As oportunidades do mercado

O trabalho do publicitário não se limita a trabalhar em uma agência, ele pode trabalhar dentro de uma empresa maior como coordenador ou como designer, como escritor, entre outros.

O melhor de tudo é que essa profissão você pode fazer pequenos trabalhos para as empresas, aqueles negócios de bairro que são pequenos e talvez não tenha condição de contratar grandes marcas de publicidade.

Além do mais se você escolher trabalhar por conta da pra escolher apenas uma das áreas acima e se especializar nisso, ou fazer um pouco de tudo.

Por o publicitário é importante?

Agora chegamos a parte chave do nosso post, a importância dessa profissão para seu negócio.

Existe vários meios do empreendedor aumentar a lucratividade do seu negócio, uma delas é saber exatamente onde seu cliente está e qual o interesse dele.

Talvez o empreendedor não tenha tempo de verificar todos esses processos sozinho dentro da sua empresa e por isso acaba indo atrás de uma agencia de publicidade ou até mesmo de um publicitário freelancer.

Tudo para que seu negócio seja visto pelas pessoas certas, quanto mais gente ver o seu negócio mais pessoas tendem a comprar portanto é muito importante investir em publicidade no seu negócio.

O FreeNFe do jeito certo

Como eu disse anteriormente a publicidade pode acontecer de várias formas, uma delas está acontecendo neste exato momento onde eu te entreguei um conteúdo sobre um assunto muito importante para os empreendedores. E também estou utilizando para te mostrar que sobre a emissão de notas fiscais o FreeNFe pode te ajudar.

Emissão de notas fiscais ilimitadas de forma gratuita e ainda com um suporte especializado em resolver dúvidas sobre emissão de notas fiscais.

Agora que você já sabe que a publicidade é importante para seu negócio, a venda também é um ponto a ser lembrado, portanto clique no link abaixo e baixe o FreeNFe e comece a emitir suas notas fiscais com segurança agora!

Acessar FreeNFe

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site