Emitir GNRE? Tire todas as suas dúvidas!

Sua empresa faz a emissão da guia de GNRE? Você sabe quando é preciso emitir essa guia? Quer entender melhor então fique atento as dicas que estão nesse post
e tire todas as suas dúvidas!

GNRE significa Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais, você precisa ter conhecimento desse documento para evitar problemas futuros com o fisco.

A guia de GNRE tem uma ligação direta com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), portanto é de extrema importância.

Esse documento é emitido para contribuintes que vendem o seus produtos para outros estados, e essas operações são sujeitas a uma substituição tributária por conta do transporte que é de um estado para o outro .

O recolhimento desse documento pode variar tanto de quem emitiu a nota (fornecedor) quanto para quem está recebendo essa nota (cliente).

Como é feito o recolhimento da GNRE?

Como disse acima, tem alguns casos onde a emissão da guia é feita tanto pelo remetente como pelo destinatário, portanto quem emite a guia sempre é a empresa que vende o produto para o outro estado, que é chamado de antecipação de ICMS.

Já quem tem a obrigatoriedade de recolhimento da GNRE pode está ligado ao remetente ou destinatário.

Para isso existe uma regra bem básica, quando o destinatário é contribuinte do ICMS é ele quem deve recolher a GNRE, então quando ele não for, nesse caso é responsabilidade do remetente.

A emissão dessas guias é bem simples, basta entrar no Portal GNRE e fazer a impressão, porém para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito santo, esses estados têm sistemas específicos para a emissão.

Se por algum motivo, fizer a emissão desta guia de forma incorreta, não tem problema, as guias são automaticamente canceladas, sendo substituídas por uma nova guia.

Passo a passo para emissão da GNRE

Assim que emitir sua nota fiscal, checar a tabela das alíquotas de ICMS, de acordo com seu estado e também do estado do cliente.

Após isso calcular a diferença entre a alíquota interna e interestadual entre os dois estados, entrar no portal GNRE, preencher todas as informações que são as mesmas que foi feito o levantamento acima.

Após isso valide os dados informados e já pode fazer a impressão da sua guia para pagamento.

Se caso seja sua primeira vez emitindo essa guia, verifique diretamente com seu contador para não ter problemas ao emitir, além disso, ter a segurança de estar  pagando os impostos corretamente.

A GNRE tem um papel importante em recolher os tributos, por isso o FreeNFe está desenvolvendo uma funcionalidade para fazer esse processo de forma mais fácil.

Ficou interessado? Abaixo tem um link para você se inscrever e participar do time de criação dessa funcionalidade, queremos saber a sua opinião, e te dar o acesso para testar antes de todo mundo então garanta sua vaga colocando seus dados para entrar na lista de clientes exclusivos! Após isso aguarde que entraremos em contato com você!
Clique logo abaixo. Um abraço.

Clique aqui e inscreva-se

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site