Entenda o que é análise SWOT e como aplicá-la na sua empresa

Ao abrir uma empresa ou iniciar um novo projeto, é preciso realizar algumas análises e estudos de mercado. Afinal, para criar um negócio de sucesso, é preciso conhecer o campo em que você está entrando e conseguir prever possíveis fraquezas e ameaças do mercado.

Pensando nisso, vamos explicar neste post o que é análise SWOT, como ela funciona e de que modo pode auxiliar no planejamento de novos negócios. Confira!

O que é análise SWOT?

A análise SWOT (ou FOFA, em português) é um estudo realizado dentro do planejamento estratégico tanto de empresas quanto de novos projetos. Nela, são analisadas as Forças (Strengths), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weaknesses) e Ameaças (Threats) do seu projeto.

O acompanhamento dessas quatro variáveis ajuda a ter cada vez mais embasamento para criar estratégias de gestão e marketing nas empresas. O resultado desse processo gera o que chamamos de matriz SWOT, uma organização gráfica das informações que facilitará a visualização de todas elas e ajudará a descobrir quais pontos exigem mais atenção.

Como a análise SWOT impacta a sua empresa?

A análise SWOT ajuda a embasar as decisões que precisam ser tomadas no dia a dia da empresa. Com esse diagnóstico, é possível reduzir os riscos que podem atrapalhar seu negócio, encontrar as fraquezas da sua empresa e, claro, visualizar as novas oportunidades para ela. Sendo assim, a matriz SWOT o auxiliará a:

  • conhecer de forma profunda e analítica o seu mercado e a realidade da sua empresa;
  • ter mais segurança na hora de tomar decisões;
  • entender como o seu negócio se distingue da sua concorrência;
  • ter previsibilidade e antecipar as decisões e ações para evitar problemas e obstáculos.

A análise pode (e deve) ser feita por empresas de todos os tamanhos e de todos os mercados.

Como aplicar a análise SWOT internamente?

Para fazer uso da análise SWOT e obter todos os seus benefícios, é preciso dividir o processo em dois momentos: fatores internos (forças e fraquezas) e fatores externos (oportunidades e ameaças).

Forças e Fraquezas

As forças e fraquezas são os fatores internos. Nesse momento, vamos trabalhar o autoconhecimento: você analisará a realidade da sua empresa e descobrirá quais fatores a fazem mais forte e quais a tornam mais fraca em relação à concorrência.

O importante é se lembrar que, de modo geral, temos maior controle sobre os fatores internos da nossa empresa. Tomar atitudes para mudá-los e resolvê-los é muito mais factível.

Analise tudo aquilo que, dentro da sua empresa, pode impactar diretamente o sucesso do seu negócio. Avalie quais pontos proporcionam vantagens e quais colocam o seu empreendimento em desvantagem em relação aos concorrentes.

Nesse processo, é interessante visualizar os seguintes pontos: tempo de mercado, localização, recursos humanos, gestão, reputação, recursos financeiros, materiais, matéria-prima, marketing, etc.

Oportunidades e Ameaças

As oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo, onde o maior desafio mora. Afinal, é mais difícil ter controle de fatores externos. Desse modo, a análise SWOT ajuda a ter uma possível previsibilidade a respeito do que pode acontecer externamente tanto no micro quanto no macroambiente.

Na realidade do microambiente, alguns fatores que podem ser analisados são: fornecedores, concorrentes, clientes, entidades de classe, possíveis novos entrantes, substitutos e intermediários. Já do ponto de vista do macroambiente, é preciso analisar outros cenários: político-legal, demográfico, sociocultural, natural, econômico e tecnológico.

Saber o que é análise SWOT e quais são suas aplicações em uma empresa é fundamental para garantir o seu bom funcionamento e a criação de um planejamento estratégico muito mais assertivo. Seguindo as nossas dicas, acreditamos que você poderá estruturar um plano de ação abrangente e eficaz.

Gostou deste conteúdo e quer receber cada vez mais materiais direto na sua timeline? Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site