Entenda o que é compliance tributário e por que investir nisso!

Ao abrir um negócio, independentemente do tamanho, o empresário costuma se preocupar, geralmente, com o lucro, o posicionamento da empresa no mercado e com o retorno sobre o capital investido. Contudo, para que tudo isso dê certo, é fundamental estar alinhado com boas diretrizes tributárias.

Isso significa exercer as regras fiscais existentes de acordo com o negócio, investindo no compliance tributário. O termo “compliance” vem do inglês e significa “conformidade”. Então, o compliance tributário nada mais é do que cumprir as normais legais tributárias e promover ações para que isso se mantenha dentro da empresa. Veja como você pode implementá-lo no seu negócio!

Como funciona o compliance tributário?

O compliance não é uma prática isolada, mas sim um conjunto de medidas que visam desenvolver boas ações que impedem, controlam e educam para o cumprimento das regras fiscais dentro de uma empresa.

São ações que tratam da responsabilidade tributária, do melhor gerenciamento dos procedimentos internos da organização e envolvem todos os setores, da prevenção à fraude, do planejamento para recebimento de auditorias fiscais, análises de riscos operacionais, interpretação adequada das leis, dentre outras práticas para andar de acordo com a legislação.

Vale ressaltar que compliance tributário é diferente de gestão tributária. Na gestão, são elaborados os processos de gerenciamento fiscal como o pagamento correto dos impostos e maneiras para reduzir tributos de forma legal, ou seja, a gestão coloca em prática aquilo que foi determinado nas ações de compliance fiscal.

Quais são os benefícios?

Ter uma área dedicada às operações tributárias não deve ser visto como um custo para a empresa, mas como um investimento. Investe-se em prevenção de multas e processos jurídicos, de prejuízos financeiros por não estar dentro das normais e investe-se também na boa reputação da companhia, que é reconhecida por prezar pelas boas práticas, gerando valor ao seu negócio.

Como implementar o compliance tributário na empresa?

Existe um conjunto de práticas que podem ser adotadas pelas empresas para ter um programa de compliance efetivo e isso varia de acordo com as necessidades de cada companhia. Abaixo, listamos algumas como sugestão para você adequar ao seu negócio.

Inicie uma cultura de compliance

Como o compliance tributário trata de várias ações positivas para a empresa, nada melhor do que começar mudando o mindset da equipe, implementando como parte da cultura organizacional. Assim, todos entenderão como é importante adotar boas práticas nesse sentido, facilitando o desenvolvimento dos processos internamente.

Tenha um bom planejamento tributário

O planejamento tributário visa entender as leis fiscais, se organizar e agir de forma que possa reduzir a carga tributária e os custos internos da empresa, procedendo de acordo com a regulamentação do segmento. Além disso, um bom planejamento auxilia na organização de documentos para controle e auditorias externas.

Aposte em soluções tecnológicas

Organizar toda a documentação fiscal de uma companhia exige um sistema eficiente. A tecnologia oferece, cada vez mais, plataformas inteligentes que aprimoram e agilizam a realização das tarefas e reúnem as informações de forma precisa, evitando falhas humanas.

Certamente você já percebeu o quanto é importante implementar um compliance tributário na sua empresa e como isso lhe trará benefícios, certo? A empresa que investe nesse tipo de prática ganha credibilidade junto ao mercado e melhora também sua governança corporativa.

Já conhecia o compliance tributário? O que achou desse assunto? Deixe seu comentário no post, compartilhe sua opinião com a gente!

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site