Gatilhos mentais para vendas

Vendas no fim das contas são responsáveis por movimentar o nosso mundo por completo, em todos os departamentos da economia. Afinal, a economia de um país também irá definir a sua presença no mercado. No Brasil mesmo por exemplo, pequenas e médias empresas foram responsáveis por faturar 2,7 Bilhões de reais em 2022.

E no fim das contas é atrás disso que as empresas correm, atrás de aumentar suas vendas. Sendo assim, neste super conteúdo trouxemos para você alguns dos gatilhos mentais para aumentar as suas vendas!

1° Urgência

Tenho certeza que em algum momento, você estava andando na rua e olhou a vitrine de uma loja com a seguinte frase estampada: “Apenas hoje, Oferta relâmpago!”. Esse tipo de chamada para ação, desperta no cliente um certo desespero em adquirir aquele produto, sem pensar exatamente se ele(a) realmente precisa daquilo.

O intuito principal destas campanhas, é transmitir a mensagem de que o cliente precisa decidir rapidamente se irá adquirir determinado produto. Este gatilho entra no primeiro lugar desta lista, porém, deve ser utilizado da maneira correta e também na quantidade correta, essa estratégia em excesso pode mudar a visão do cliente para com a sua empresa.

2° Prova Social

Este gatilho é muito utilizado atualmente. Ele é responsável por fazer com que você compre algum produto de acordo com a avaliação ou uso de uma outra pessoa, possivelmente influente. Um exemplo seria um relógio que a personagem principal estava usando em algum seriado de televisão.

Faz remeter aquele sentimento de que todo mundo já possui o produto e apenas você está de fora, então é preciso comprá-lo o quanto antes.

Muito que manda também é a avaliação positiva de outras pessoas para com o produto, isso desperta uma curiosidade no possível comprador para conhecer melhor e descobrir se é tudo isso mesmo.

3° Humanização

Humanizar sua campanha ajuda a relembrar e simpatizar com o cliente, principalmente levar o cliente a lembrar que está lidando com pessoas e que o produto foi pensado para pessoas.

Um exemplo claro disso, é nas lojas de roupas. Você com certeza já esteve na situação em que está buscando uma calça para comprar ou alguma outra peça de roupa, e se deparou com uma uma imagem ilustrativa de alguma pessoa utilizando aquele produto. No fim das contas, é muito mais interessante analisar uma camiseta vestida em alguém, do que simplesmente em um cabide.

Para utilizar esta estratégia, é necessário deixar a fácil acesso à avaliação de outras pessoas que também compraram. Deixe imagens ilustrativas com um pouco sobre o público que você pretende focar.

4° Escassez

Continuando na busca para alavancar suas vendas, este 4° tópico é focado para quem trabalha com produtos de estoque.

É aquela famosa frase “Apenas 3 em estoque!”. No início da pandemia tivemos a oportunidade de ver este gatilho espalhado por toda parte quando o assunto era papel higiênico. Empresas que trabalham com estoque em seus departamentos usam este gatilho com frequência, as tão famosas “queimas de estoque” estão incluídas neste tópico.

5° Exclusividade

Já é claro que o cliente gosta de ter algo que muitos não podem ter. Sendo assim, que tal ter um dos 10 únicos relógios fabricados da marca exclusivos e autografados pela própria? Ou até mesmo ser um dos poucos que investiu nessa linha de tênis com edição limitada?

A forma mais comum de aplicar este gatilho é trabalhar com produtos limitados ou com um valor a mais agregado. Assim causando uma sensação de privilégio em adquirir algo que nem todo mundo irá ter.

6° Antecipação

Gatilho de antecipação em vendas, isso é bem interessante. Basicamente a função principal deste gatilho é trabalhar a curiosidade e ansiedade de seus clientes.

Um exemplo disso seria você encaminhar um email ou alguma mensagem, avisando seus clientes que algum produto novo irá chegar em sua empresa e que pode ser responsável por mudar totalmente a experiência de seu cliente… Para melhor.

Na maioria das vezes isso é aplicado como uma pré-venda, muito usado pelas empresas de ônibus em suas viagens.

7° Autoridade

Se a sua marca quer mostrar realmente que sabe o que está falando, entendendo não somente do mercado mas também da necessidade do cliente, então este é o gatilho certo para utilizar.

O gatilho de autoridade chega com uma proposta bem intuitiva, tendo em vista que a mensagem que você irá transmitir é a que você conhece o cliente e sabe exatamente do que ele precisa. Sendo assim, tente trazer novidades, tendências e também como o seu produto pode melhorar o dia a dia dele por completo.

8° Reciprocidade

Com certeza este gatilho já foi responsável por muitas vendas. O gatilho de Reciprocidade trabalha em seu cliente uma necessidade de retribuir um favor a você, ou mesmo como forma de reconhecimento.

Isso acontece muito em empresas que trabalham com “teste gratuito” ou “experimente primeiro e veja se realmente serve para você”. Ao transmitir essa confiança ao cliente e dar a ele uma liberdade de escolha, isso lhe desperta uma necessidade de retribuir este favor ou confiança depositada a ele.

Realmente não se trata de um gatilho ou venda imediata como o da escassez, mas sim de longo prazo até que o cliente experimente o seu produto.

Conclusão

Neste conteúdo você pode ver que existem várias maneiras e estratégias de executar uma venda. A venda é composta por uma conversa, um relacionamento através de um posicionamento de confiança, e é por essa confiança que nasce uma conexão de reciprocidade.

Você pode observar que alguns dos gatilhos que foram citados aqui, levam o cliente a tomar uma decisão rápida, sem pensar direito. Mas é interessante lembrar que o seu produto na verdade precisa ser a solução. Uma das características essenciais para que a venda aconteça, é o real intuito de ajudar. A preocupação em fornecer o melhor produto possível para sanar uma necessidade, irá fazer com que a empatia esteja sempre predominando na conversa.

Então entenda que os gatilhos são apenas uma estratégia para acelerar esse processo de venda, e na maioria dos casos ampliar suas vendas. Cada um dos gatilhos que estão neste conteúdo foram estudados e comprovados que são persuasivos para as pessoas, então cabe a você usar moderadamente.

O intuito principal deste conteúdo é entregar para você ideias que podem mudar o seu jeito de vender. Cada um destes gatilhos que estão nos tópicos podem não só alavancar suas vendas como forma direta, mas também ser usado em campanhas, anúncios, banners, etc.

Mas no fim das contas, de nada vale um super gatilho de venda se o atendimento não atender a expectativa do cliente. O atendimento é a primeira coisa que será observado, muito antes do gatilho. Então é interessante que você possa preparar o atendimento de uma forma eficiente e direta para o cliente, acreditamos que a partir daqui o salto nas suas vendas que você tanto procurava acaba de começar.

E sabe o que é mais interessante do que vendas aceleradas? Uma empresa organizada!

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