Greve dos caminhoneiros

Como a greve afeta sua empresa?

A greve que paira sobre nosso país, tem grandes impactos sobre as empresas.
Uma vez que tudo está ligado entre si. Vejamos, por exemplo, um minimercado, que tem vários produtos em suas prateleiras. Com o advento da greve, ele será diretamente afetado por que o abastecimento não será efetuado.
Desta forma, logo começa a faltar produtos e a empresa começa a ter problemas.

Mas, não é somente este ramo de atividade que são afetados. Serviços como o de abastecimento de combustíveis(muitas cidades já estão sem), acaba por afetar vários outros setores.
Aeroportos, transporte urbano, taxistas, transportadoras, e tantos outros são serviços que entram no efeito dominó.

Com a velha e conhecida lei da oferta e demanda, pode então ocorrer aumentos significativos. Conforme já vimos que está ocorrendo. De postos de combustíveis vendendo gasolina por R$10,00 até o preço da exorbitante da batata.
Obviamente que estas práticas são ilegais e fere o direito do consumidor, no entanto, acontece.

Desta forma, são vários os impactos que sua empresa poderá sentir. Mas existe algumas medidas, simples, mas que pode ajudar a diminuir estes.

Nota fiscal de venda para entrega futura 

 

Esse tipo de nota fiscal é emitida quando um estabelecimento vendedor, comercializa uma mercadoria, mas efetua o faturamento antes da entrega. Isso acontece, por que neste tipo de negociação a entrega irá acontece posteriormente, em um prazo, é claro, combinado entre ambas as partes. Sendo que o pagamento desta movimentação, também ocorre antes de sua entrega.

É importante ressaltar que este tipo de operação é realizada apenas para fins de simples faturamento, sem que haja a movimentação do material vendido no momento.

Tendo em vista então que esta operação é apenas de simples faturamento, logo, é necessário que se emita uma nota fiscal de remessa para transporte desta mercadoria.
É recomendado que se consulte um profissional em contabilidade para saber qual o tipo correto de nota a ser emitido.

Desta maneira, quem vende não precisa ficar sem faturar. E quem precisa comprar, não precisa aguardar um novo estoque de mercadorias para efetuar a compra.
Pois vejamos, uma empresa pode garantir o preço atual da mercadoria fazendo a compra antecipadamente. Assim, mesmo que haja um reajuste no preço, a compra já está concretizada.

Desta forma, ambas empresas ganham, tanto comprador, quanto vendedor. Pois uma fatura, e a outra garante o valor e poderá trabalhar com margens de lucros maiores que as do concorrente.

Tenha total controle de suas notas recebidas

É possível que, em um momento tão conturbado, alguma empresa mal intencionada possa utilizar de má fé contra a sua.
Surpreendentemente, isso existe. Poderá acontecer de alguém faturar algo para o seu CNPJ, sem que haja a sua permissão.
Mas existe uma ferramenta excelente para você empresário, se precaver disso.
Estamos falando do Espião do FreeNFe. Este recurso, quando ativo em seu sistema, fica fazendo varreduras na Sefaz nacional. E quando encontra uma nota emitida para o CNPJ em questão, ele informa o usuário. Imediatamente, o usuário poderá consultar a operação e então constar se é ela é verdadeira, ou não. Tendo veracidade a transação, perfeito, o mesmo já poderá confirmar a nota, e até dar entrada no estoque.
No entanto, caso seja constatado a tentativa de fraude, o cliente poderá de imediato dizer à Sefaz que esta é uma operação não conhecida. Assim, tomar as providências cabíveis.

Controle o seu estoque

Igualmente importante, assim como outras atividades na empresa, manter um controle de estoque ajuda demais as empresas. Neste momento, é importante que você tenha controle das quantidades disponíveis para venda. Pois ao normalizar as operações ligadas aos transportes, que hoje estão parados, é bem provável que sua empresa seguirá a todo vapor. Deste modo, se o seu estoque estiver “redondo”, você poderá trabalhar sem surpresas futuras. Por exemplo, vender a quantidade de 300 pneus, e quando for efetuar a separação, encontrar apenas 280.

O FreeNFe dispõe de uma ferramenta simples e eficiente para fazer o controle do seu estoque, basta ativa-lo.

Ainda não conhece o FreeNFe? Então a hora é essa.

Continue conectado em nossas mídias Sociais.

treeunfe.com.br  Nosso canal no YouTubeNosso FanPage no Facebook Conheça nosso LinkedIn  Conheça nosso Google Plus Conheça nosso Twitter

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site