Mudanças nas NFes e NFCes para 2018, Sefaz fará validação em campos para notas fiscais eletrônicas.
GTIN é uma sigla em inglês (Global trade item number) e em português (Número global de item comercial), nada mais é do que a forma numérica do código de barras, ele é utilizado nas notas fiscais eletrônicas para identificação de produtos.
O CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) e Jorge Antônio Deher Rachid (Secretário da Receita Federal do Brasil) em reunião, decidiram fazer alterações do Ajuste SINIEF 07/05 onde passa ser obrigatório o preenchimento dos campos cEAN e cEANTrib.
A SEFAZ de cada estado que faz a verificação das notas, passará a considerar os campos correspondentes ao cEAN e cEANTrib, sendo assim, será obrigatório o preenchimento destes campos nas suas notas fiscais (NFe e NFCe) e só será validada pela SEFAZ se estiverem preenchidos corretamente. O sistema antigo de validação já exigia o preenchimento, porém se não fosse preenchido, era aceito mesmo assim, e a partir da nova mudança não será mais permitido que estes campos estejam vazios.
Se o GTIN não estiver correto nos dois campos a nota fiscal não será validada pelo SEFAZ de seu estado, acarretando erro.