Índice
ToggleForma de pagamento
Uma das mudanças que o contribuinte irá perceber ao emitir notas no novo modelo, será referente a forma de pagamento.
No modelo anterior da nota, a 3.10 (que de acordo com o governo, terá seu fim em 02/08/2018), este campo não era obrigatório para NFe. No entanto, já era validado no modelo NFCe(Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica). Mas agora, com o modelo 4.0, em ambos os modelos, este campo é obrigatório.
O FreeNFe já está preparado para atender as novas exigências. Desta forma, ele irá lhe ajudar a preencher, mostrando algumas mensagens, caso o operante não tenha informado.
Quais as formas
O meio de pagamento também teve algumas alterações.
A Duplicata Mercantil foi extinta, e entraram dois novos meios, o Boleto Bancário e a opção Sem Pagamento:
- Dinheiro
- Cheque
- Cartão de Crédito
- Cartão de Débito
- Crédito Loja
- Vale Alimentação
- Vale Refeição
- Vale Presente
- Vale Combustível
Duplicata Mercantil– (Extinto na 4.0)- Boleto Bancário – Novo
- Sem Pagamento – Novo
- Outros
É importante ressaltar que, mesmo se a nota em questão não tiver pagamento, como por exemplo nota de DEVOLUÇÃO, deverá ser informado, no caso, Sem Pagamento.
O que não pode, é ficar sem informar.
Boleto bancário é uma das opções de pagamento que você usa com seus clientes? Se sim, então continue lendo mais um trechinho, porque este assunto vai interessar a você e ajudar a sua empresa a economizar tempo e dinheiro. Talvez você não saiba ainda, mais o seu emissor de notas fiscais FreeNFe possui uma ferramenta específica para emissão de boletos, o Gerador de Boletos do FreeNFe. Inteiramente integrado e conectado com o seu emissor, sua missão é gerar os boletos automaticamente na emissão das notas fiscais. E assim como as notas fiscais, enviar para o cliente junto com XML e DANFe, no endereço de email do cliente. O processo é totalmente automático, não necessitando enviar arquivos de remessas para os bancos, facilitando e agilizando o dia a dia dos empresários. Não deixe de usar o recurso que é gratuito dentro do emissor.
Se você ainda não tem um emissor, ou tem, mas está desatualizado, então o melhor a fazer é migrar agora mesmo para o FreeNFe.
Este emissor, além de ser GRATUITO, já está disponível na nova versão 4.0.