Qual a importância do ponto de equilíbrio financeiro para empresas?

Se você tem o hábito de pesquisar sobre economia e empreendedorismo, talvez tenha ouvido falar do termo ponto de equilíbrio financeiro. Não é por acaso — trata-se de um dos conceitos mais importantes para garantir que as finanças da sua empresa estejam em ordem.

Neste post, você vai ver entender mais sobre o que é o ponto de equilíbrio financeiro, qual é a melhor maneira de calculá-lo, além de sua importância para o negócio. Preparado? Então, vamos lá!

O que é o ponto de equilíbrio financeiro?

Toda empresa precisa de um lucro razoável para continuar operando, certo? No entanto, esse ainda se mostra um dos maiores desafios empresariais que existem. Por isso, o ponto de equilíbrio é uma coisa tão importante: é a partir dele que você encontra o faturamento mínimo para manter as suas finanças saudáveis.

De forma geral, o ponto de equilíbrio financeiro é alcançado quando a receita e as despesas se igualam. É a garantia de que você vai conseguir compensar tanto os gastos fixos quanto os variáveis.

Não se engane — embora seja comum encontrar o termo equilíbrio associado a coisas boas, não é o caso aqui. Mas o que isso significa? Na prática, quer dizer que se o faturamento atingir o ponto, a sua empresa não estará ganhando e nem perdendo. Simples assim.

Um faturamento abaixo do ponto, por sua vez, significa que sua empresa está em prejuízo. Por isso, o ideal é se manter sempre acima.

Como calcular o ponto de equilíbrio financeiro?

O ponto de equilíbrio financeiro pode ser calculado a partir da divisão das despesas fixas pela margem de contribuição. As despesas fixas são aquelas fundamentais para manter a empresa funcionando. Folha de pagamentos, transporte, contas, aluguéis e compra de materiais são exemplos comuns.

A margem de contribuição, por outro lado, diz respeito ao ganho obtido nas vendas da empresa e pode ser calculada ao somar os valores variáveis de custo e despesa e subtrair o resultado pelo preço da venda. Geralmente, a margem é apresentada na forma de porcentagem.

Qual é a importância do ponto de equilíbrio para a empresa?

Entre as utilidades do ponto de equilíbrio está o auxílio na hora da precificação. Afinal, se você entende o quanto precisa faturar para cuidar da saúde financeira do seu negócio, fica mais fácil fazer planejamentos e encontrar os valores ideais para os produtos.

Esse modelo também ajuda a identificar e documentar quais ações são viáveis e praticáveis para seu negócio. Isso facilita na hora de tomar decisões e reduzir gastos desnecessários.

Como você pôde ver, o ponto de equilíbrio financeiro pode ser uma mão na roda na hora de cuidar da parte financeira do seu negócio. Isso não se aplica apenas para grandes empresas. PMEs também podem se beneficiar consideravelmente do cálculo. Lembre-se de que essas contas precisam ser refeitas com frequência razoável, já que os valores da empresa tendem a se alterar com o tempo.

Você já aplicou esse cálculo na sua empresa? O que descobriu? Deixe um comentário e conte para nós sua experiência!

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site