Redução de custos na empresa: 5 dicas para fazer de forma eficiente

A redução de custos na empresa é sempre interessante, pois você será capaz de tornar o seu negócio cada vez mais sustentável e viável.

Mas isso não quer dizer que seja uma tarefa fácil: muitos gestores não sabem por onde começar a procurar alternativas para reduzir os valores mensais, o que pode gerar corte em áreas relevantes para a empresa.

Quer aprender formas eficazes de redução de custos na empresa sem prejudicar os negócios? Continue a leitura.

1. Negociação de contratos

O primeiro passo para reduzir os custos é fazer uma boa negociação de contratos. Isso significa buscar as empresas de telefone e internet, por exemplo, e negociar uma opção mais vantajosa para você.

Nesse caso, descubra quais são os pacotes ideais para as suas necessidades mensais e veja o custo deles. Às vezes, você está assinando um plano de telefonia muito mais caro em comparação com o que você realmente utiliza.

Analise também como estão os gastos internos e o que pode ser feito para encontrar fornecedores com valores mais baixos, sem perder a qualidade dos produtos e/ou serviços prestados.

A qualidade precisa ser sempre superior, seus produtos mantendo a qualidade, e abaixando o custos internos, isso gera mais lucros para sua empresa de um modo geral.

2. Redução de tarifas bancárias

As tarifas bancárias também podem ser reduzidas. Hoje existem várias opções de bancos com tarifa zero, permitindo essa economia tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas.

Fazer a quitação de dividas e tarifas são a melhor maneira de fazer sua empresa crescer de maneira saudável, inclusive este é o próximo tópico!

3. Negociação de dívidas

A negociação de dívidas é um passo fundamental para empresas que estão no vermelho e precisam resolver a solução o quanto antes.

Uma divida no banco pode ser negociada da melhor maneira possível, é aconselhado ir em uma agencia e solicitar uma negociação que seja viável para os dois lados.

No Brasil, é possível entrar em contato com o órgão ao qual se está devendo e tentar negociar a dívida em seu valor original, antes dos juros compostos transformá-la em uma bola de neve.

Em vários casos, pessoas conseguem um desconto considerável, o que facilita realizar a quitação por um valor muito mais acessível.

4. Redução do estoque parado

Estoque parado é dinheiro parado. Por isso, é preciso realizar ações para não só desovar o estoque que está pegando poeira, como para evitar que isso aconteça novamente.

A primeira dica é fazer promoções e criar kits de produtos para a compra conjunta.

E para evitar que isso aconteça novamente, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado para identificar quais são os produtos mais procurados pelos seus clientes e quais não são tão relevantes. A partir daí, faça os próximos pedidos baseados em dados reais que trarão muito mais resultados para a sua empresa.

5. Aumento da fidelização de clientes

Uma coisa é certa: um cliente satisfeito e fidelizado é muito mais barato que um novo cliente adquirido. Isso se dá pela relação entre custo de aquisição de clientes e ticket médio da sua empresa.

Supondo que no último mês você investiu R$ 10.000,00 para adquirir novos clientes e conquistou 20 consumidores. Dessa forma, cada novo cliente custou para a sua empresa o total de R$ 500,00 (10.000/20).

Se o ticket médio da sua empresa for inferior ao custo de cada cliente, eles precisarão repetir as compras para pagarem seu investimento.

Dessa forma, um cliente que custou R$ 500 para a sua empresa, mas tem um ticket médio de R$ 300,00, precisará repetir a compra para garantir que você finalmente tenha um lucro real, com o ticket sendo superior ao valor de aquisição.

Colocar em prática todas essas dicas te ajudará na redução de custos na empresa e melhorar a rentabilidade do seu negócio.

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