Rejeição 531: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens – Como Resolver?


Ao emitir nota fiscal com CSOSN 500 ou CST 60 você se deparou com a rejeição 531: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens?

Com este tutorial simples vou lhe ajudar a resolver essa rejeição e conseguir emitir sua nota em nosso emissor.

Rejeição 531


Mas você sabe o motivo dessa rejeição 531: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens, que está ocorrendo na emissão de sua nota?

Resumidamente essa rejeição acaba ocorrendo quando o valor total dos produtos têm diferença da base de cálculo do ICMS. Então para que possa resolver, basta revisar os valores dos produtos, também revisar o CSOSN/CST de ICMS e o valor da base de cálculo.

Dependendo do seu estado, o valor da base de cálculo é obrigatório para destinatários contribuintes de ICMS, sendo não obrigatório para destinatário que é CONSUMIDOR FINAL, mas recomendamos fortemente que seja analisada e vista diretamente com o seu contador para que seja emitida corretamente e não gere problemas com a SEFAZ do seu estado.

Bom, já que fizemos uma breve explicação sobre a rejeição 531: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens, a seguir vamos aos prints de onde encontrar esses campos para a correção da rejeição:

Com a sua nota em aberto, basta clicar nos três pontinhos no produto e ir em EDITAR, conforme o print abaixo

Rejeição 531


Após ir em EDITAR, basta clicar em IMPOSTOS ICMS,IPI,PIS e COFINS>depois ir em ICMS

Rejeição 531


Conforme o print acima, verifique se o seu CSOSN/CST está correto, se estiver preenchido CSOSN 500 ou CST 60, precisa estar preenchendo estes quatro campos conforme foi solicitado.

Recomendamos fortemente, caso não saiba o que preencher, acione imediatamente seu contador e verifique com ele sobre o preenchimento, pois quaisquer preenchimento em desacordo, poderá gerar problemas futuros com a SEFAZ de seu estado.

Caso também já esteja preenchido, recomendamos que verifique se falta algum campo para preencher ou que analise com o seu contador se o preenchimento está feito corretamente, também vale ressaltar que se caso você não precise preencher estes campos, apenas com alteração de CST/CSOSN para conseguir autorizar sem preencher essas informações.

Após o preenchimento correto, basta salvar e enviar sua nota!

Também ficamos a disposição caso não tenha conseguido resolver a rejeição 531: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens.

Já ouviu falar do FreeNFe WEB? Com ele você pode emitir gratuitamente suas notas, de forma rápida e facilitada.

Para acessar e já começar emitir suas notas, basta clicar em Acessar Agora

E prontinho, você já conseguirá emitir suas notas fiscais. 

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site