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ToggleQuando uma nota fiscal eletrônica (NF-e) é emitida e o Código de Barras do Produto (tag: cEAN) informado estiver inválido, ocorrerá uma rejeição. O motivo será identificado pelo código 611, que indica “GTIN (cEAN) inválido“.
Sobre a Rejeição 611
Quando números são inseridos no campo cEAN e ocorre a rejeição 611, isso indica que o último número do sequencial, conhecido como dígito verificador, é inválido. Este dígito é calculado com base nos números anteriores. Portanto, se algum número for inserido incorretamente pelo usuário ou preenchido de forma errada pelo seu sistema ERP, isso resultará em um dígito verificador do cEAN inválido.
Como resolver?
Se o seu sistema ERP realiza o cálculo ou a geração automática do EAN para cada produto e você identificar uma situação de erro, como descrito, é importante reportar o problema à sua equipe de suporte ou desenvolvimento para correção.
No exemplo citado, com o cEAN = 12345671, você pode recalibrar o dígito verificador do EAN usando o site da GS1 em: https://www.gs1.org/services/check-digit-calculator. Para isso, basta inserir os números que antecedem o dígito verificador (DV).
Depois de corrigir o erro na NF-e, reenvie o documento para processamento.