Catálogo do WhatsApp para pequenos negócios passo a passo

O catálogo do Whatsapp é uma ferramenta até pouco conhecida por vários empreendedores.
O WhatsApp é uma das redes mais usadas no mundo, chegando a ter 2 bilhões de usuários. 
É um aplicativo para atender as necessidades de pequenas empresas, com objetivo de facilitar o atendimento ao cliente, exibir seus catálogos, seus produtos e serviços. 

O objetivo em si é acompanhar as mudanças e exigências do mundo atual, trazendo mais informações e detalhes sobre o que seu comércio tem a oferecer sem a necessidade do cliente sair da sua casa e ir para uma loja física, podendo escolher o produto através da tela do próprio celular garantindo conforto e segurança a todos. 

Como criar um catálogo do Whatsapp? 

Como você consegue criar um catálogo para vender seu produto nessa plataforma?
Vale ressaltar que esse recurso está disponível somente no whatsapp business (WA Business). Assim poderá trabalhar de uma forma profissional e separar sua vida pessoal do trabalho, sendo útil para negócios.

1. Acesse as Configurações e toque em “Configurações da empresa”;

Mas para criar seus produtos eles precisam estar cadastrado, sendo assim logo abaixo:

2. Toque em “Catálogo”, “Adicionar produto ou serviço”;

3. Nesta tela, toque em “Adicionar imagens”

4. Após clicar irá aparecer outra aba mostrando as opções como escolher a foto do seu produto, com limite de até dez imagens;

5. Nome do produto, o valor, descrição e o link caso tenha um site (plataforma online) da página de vendas.

 Deixe tudo organizado e prontinho. Antes de colocar esses dados é aconselhável que você já deixar tudo pronto para não precisar ficar decidindo no momento. 

Após cadastrar seu produto e salvar automaticamente ele vai para aprovação, o whatsapp faz essa certificação se seu produto é viável, quando isso ocorrer irá aparecer um pequeno relógio na frente, quando o ícone desaparecer significa que já estará pronto para colocar a mão na massa. 

Para enviar o catálogo do whatsapp é de uma forma muito simples, da mesma forma que você envia um foto, vídeo, localização, terá clicar nessa mesma opção de compartilhamento que terá a opção catálogo que logo em seguida irá abrir os seus produtos cadastrados, somente selecione que irá mandar automaticamente para o cliente. 

Após seu cliente se interessar pelo produto oferecido e decidir finalizar a compra, o pagamento pode ser feito até mesmo dentro do whatsapp, dessa seguinte forma:

Transferência e Pagamento pelo WhatsApp 

Na última atualização foi implementado e liberado o recurso de transferência de dinheiro pelo seu próprio whatsapp, oferece um sistema de pagamento ali mesmo nas conversas, aparece na função do menu de imagens, chamada Pagamento.

Primeiro é preciso fazer o cadastros de seus dados como por exemplo a sua conta bancária, número do cartão de débito, pré pago ou combo, os cartões de crédito não podem ser cadastrados e os de débito precisam ser da bandeira Visa ou Mastercard, pois somente alguns bancos são aceitos.

O objetivo principal foi trazer esse recurso para pessoa física, mas logo estará disponível para todos. Se por acaso a pessoa que você fizer a transferência não tiver com esse recurso habilitado, uma notificação aparecerá e irá pedir que essa pessoa cadastre o cartão no sistema para receber a transferência que você fez pra ela, pode ser feito isso em até dois dias, após expirar o prazo e não for feito o valor é reembolsado, ele volta pra você e o melhor de tudo é que no momento não está sendo cobrado nenhuma taxa para utilizar desse recurso.

Quanto ao limite de recebimento não pode passar de R$5.000 por mês, tanto para recebimento e para envio. As pessoas precisam ter um número de telefone do Brasil, porque só as transferências dentro do país e na moeda real são autorizadas.

O pagamento por PIX no momento ainda não está disponível, mas é sim a intenção do whatsapp acrescentar esse outro novo recurso. 

O aplicativo faz a soma do frete? 

Infelizmente o catálogo do whatsapp não possui nenhuma ferramenta para efetuar esse processo e cálculo, então terá que ser de forma manual, utilizar da boa calculadora, sendo ela física ou virtual. 

Sem burocracia e declarações! 

Para ter um catálogo do Whatsapp é muito simples, basta providenciar um tempo livre e criar um. Pois além dos recursos oferecidos não é necessário que você tenha um CNPJ para criar uma conta.

Relembrando que a ferramenta é totalmente gratuita, fácil acesso, informações visualmente fáceis de serem localizadas. 

Faça seu atendimento ser notável 

Não é somente encaminhar o catálogo do whatsapp e pronto. Procure manter a postura e ética de um bom profissional, pois terá contato com o cliente, mesmo sendo uma comunicação virtual.

Criar uma rotina e regra, estabilizar horários para seu atendimento. 

Essas são algumas dicas que podem lhe ajudar a melhorar seu atendimento online:

Seja sincero: não tenha medo de ser sincero com os fatos e acontecimentos, como por exemplo o prazo de entrega, onde seu produto se localiza, se irá atrasar, qual foi o motivo.

Pois no momento em que ele sente que o vendedor está sendo honesto, ele retribuirá. O vendedor também passa a escutar mais o cliente, e vínculos sinceros são criados.

Atendimento ágil: fazendo o uso desse aplicativo já é uma forma e um avanço para essa praticidade, outro recurso que é oferecido é a organização do atendimento por etiquetas. 

É feito da seguinte forma, possui algumas etiquetas que dentro da própria conversa poderá selecionar. Primeiro é escolhida a cor e dado um nome para ela, de acordo com sua preferência e forma de identificar. 

Então poderá separar os clientes que já foram atendidos, que estão aguardando uma resposta, que você está aguardando o comprovante do pagamento entre outros. 

O mais importante é não deixar seu cliente esperando, deixar claro que você já o identificou, e o atendimento pós venda é fundamental. Faz com que seu atendimento seja muito mais personalizado e rápido.

Se visualizou: não esqueça de responder, pois pode dar a entender que você está menosprezando a pessoa que entrou em contato com sua loja. 

Tenha uma mensagem automática:  informando o seu nome, qual é sua função, os horários de atendimento, como se fosse uma pequena apresentação do atendimento e de quem irá realizá-lo.

Usar uma linguagem compatível: o que vale ressaltar é que o mais importante é saber como seu cliente entende a informação que é passada, e qual é a linguagem que ele usa para consequentemente fazer uma conexão e ele se sentir confortável em se expressar e tirar suas dúvidas.

Até porque cada pessoa que entra em contato tem uma necessidade diferente, é muito importante transparecer simpatia durante a conversa e se mostrar disposto a resolver e entender qual é a necessidade que está sendo informada.

Mas tudo é questão de percepção, esteja sempre atento.

Promova sempre treinamento com sua equipe: realiza treinamento para o atendimento, para estar sempre atualizado e preparado para as situações que possivelmente podem vir acontecer.

Pois é sempre importante buscar adquirir conhecimento das áreas diversas e essenciais para o desenvolvimento de um atendimento melhor para seu cliente. Use e abuse da tecnologia e o ela tem a oferecer, como cursos, palestras, pequenos vídeos sobre essa temática. 

Seja criativo: a criatividade se encaixa totalmente no atendimento ao cliente e essa diferença colocará o seu diferencial e destaque de seu concorrente.

Pode melhorar e muito a satisfação do seu cliente pois passa por um processo de encantamento e satisfação com a imagem de sua marca.

Interaja de uma forma mais humanizada, tenha empatia e seja gentil, se acontecer uma situação engraçada, não ignore totalmente, use essa situação ao seu favor para interagir e conquistar, tendo como um resultado, uma fidelização. Mas com muito cuidado e cautela, para que não haja constrangimento nesse momento. 

Cuidado no pedido: um brinde por exemplo é uma ideia aderida por muitos, um mimo que você pode estar enviando para seu cliente como uma forma de reconhecimento pela parceria, compra e confiança.

Pense em um brinde que combine com a personalidade das pessoas que compra da sua marca e produtos, outro exemplo, são os recados, pode ser tanto impresso, quanto escrito a mão, que é um sinal de delicadeza, sutileza e demonstra o quão importante o seu cliente é para você. A pessoa que vai receber irá se sentir querida e valorizada através deste pequeno gesto. 

Não deixe de perguntar: o que o cliente achou da compra, do processo em geral e o mais importante, coloque-se à disposição para qualquer dúvida ou necessidade.

Finalizar

Construir e estruturar e presença online de sua empresa demanda esforço, mas principalmente atitude e coragem para se arriscar, pois é uma integração contínua e são novos modos de trabalhar. 

A globalização possibilitou esse acesso de uma forma instantânea, essa explosão de informação modificou nossa forma de ser e nossos hábitos, sendo possível os detalhes de seu produto chegar até seu cliente sem mesmo ele sair de casa, tendo a opção de ser acessado em qualquer lugar.

Não tenha medo de inovar, usar e abusar desses recursos que foram pensados, analisados e feitos para facilitar o seu dia dia e seu progresso.

Utilize essa ferramenta como uma forma de empreender e superar, pois nesse mundo de negócios não existe limite para quem se dedica e realmente quer fazer a diferença.

Falando em inovação, é importante falar sobre o envio de documentos fiscais para qualquer tipo de venda, portanto caso queira ainda mais praticidade sua empresa pode utilizar o FreeNFe para emissão.

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