Como fazer um controle de compras eficaz para sua empresa

O controle de compras é praticamente uma obrigação dentro de uma empresa se ela quer ter uma gestão eficiente do seu negócio. Se existe uma atividade que todas empresas fazem é comprar além de vender.

Então para que isso sempre seja feito com a melhor qualidade possível é preciso que tenha uma organização a mais.

Quando falamos que toda empresa precisa fazer compras estamos falando da matéria prima e também dos processos de envio de toda mercadoria, e isso precisa ocorrer sem acontecer nenhuma bagunça dentro do estoque.

E é por isso que o setor de compras precisa ser estratégico igual ao setor de vendas, uma coisa precisa da outra para funcionar 100% e fazer seu negócio crescer ainda mais.

Controle de compras o que é?

Muita gente se engana quando se fala de controle de compras, alguns pensam que só empresas que faturam milhões e compram toneladas de matéria prima precisam fazer essa gestão dentro da empresa.

Mas é aí que mora o problema maior, fazer compras é essencial para todos os passos da empresa.

Os pequenos negócios são os que mais necessitam de fazer uma gestão melhor porque não tem muito espaço para cometer erros e gastar um dinheiro que não pode ser desperdiçado.

Agora imagine para os varejistas, oferecer um produto ao cliente na venda, e chegando no estoque não encontrar mais nenhuma peça, isso é um processo que não pode acontecer, é certo que perderá a venda e provavelmente o cliente não retorne mais para a loja.

Faça a gestão de vendas correta

Aqui não importa muito o tamanho da sua empresa, essa dica é que você precisa conhecer o seu negócio para implementar, e se fizer corretamente os resultados podem aparecer mais rápido ainda.

Sabemos que todos os setores da empresa precisam ser conectados para funcionarem igual a uma engrenagem, e principalmente três setores que precisam funcionar em sincronia, são : Compra, venda e estoque.

Aqui você já começa a entender o porquê é tão importante essa ligação entre esses setores, vamos a um exemplo simples para demonstrar a importância.

Imagine que você venda sapatos masculinos em sua empresa, e sua equipe de vendas informa que o sapato que mais sai é o de tamanho 41 e o que menos sai é o tamanho 39. Ambos o estoque está quase no limite.

Com essa informação em mãos é possível verificar que o campeão de vendas está na mesma linha do que o que menos sai, qual seria o calçado que é preciso repor o quanto antes?

Aqui podemos observar que é o de tamanho 41 que precisa ser reposto o mais rápido possível porque é o campeão de vendas.

Esse é um exemplo básico do porque essas áreas precisam estar totalmente conectadas, imagine que o seu vendedor não tem essa informação, talvez o responsável pela compra acabe comprando uma quantidade maior ou até mesmo não comprar o produto campeão de vendas.

O estoque precisa de atenção

Quando falamos em vendas não podemos esquecer do estoque, e principalmente quando falamos sobre controle de compras o estoque é o primeiro a ser verificado para que não tenha nenhum engano.

Pode parecer que estamos falando sempre a mesma coisa que é importante ter um controle e um planejamento, mas acredite, isso faz total diferença dentro da empresa quando é colocado na ponta da lápis.

Como o exemplo que dei acima acontece muito com quem não possui uma gestão, é preciso que comece olhando dentro do estoque e verificando as principais falhas.

Outra coisa muito importante também é verificar qual dos seus produtos está saindo mais, e também qual está vendendo menos, são informações muito importantes para que novas estratégias sejam criadas em cima daquele processo.

Sabemos que o estoque parado é também dinheiro parado, então é preciso fazer algo para movimentar, seja promoção ou até mesmo uma oferta de leve 2 pague 1.

Tenha o fornecedor certo

Com essas informações levantadas dentro da sua empresa, agora é preciso verificar onde será feita a compra, se não dá para fugir das compras, também é impossível fugir dos fornecedores.

E já dizia aquele velho ditado “ se não pode com ele, junte-se a ele” então aqui o ditado se aplica muito bem, caso não consiga fugir de um fornecedor, junte-se a ele.

Para isso é importante que seja feito um planejamento e verificar qual dos fornecedores atende às suas demandas da melhor forma possível.

Entre em contato com os fornecedores e peçam orçamentos e veja qual melhor se encaixa na empresa.

Utilize um sistema que ajude a sua empresa

Para fazer o controle de compras eficiente é preciso utilizar ferramentas que te ajudem nesse processo.

E claro que a tecnologia pode e vai te ajudar a melhorar isso, existem várias ferramentas no mercado que possuem um controle de estoque eficiente e até mesmo entregam alguns mimos que melhoram a gestão.

Toda ajuda é bem vinda quando se trata de melhorar o processo da empresa, então existem algumas funcionalidades que quando você procurar um sistema para te ajudar, elas não podem ficar de fora de jeito nenhum, vou citar algumas abaixo.

Cadastro de fornecedores

Aqui o próprio nome já diz o que é, o cadastro de fornecedores é um dos recursos que não pode ficar de fora da sua empresa, é importante ressaltar que você pode fazer anotações dentro dos cadastros para melhor aproveitamento.

Caso feche com algum deles é preciso que toda equipe saiba para não gerar nenhum tipo de dúvida na entrada e na compra de mercadorias para a empresa.

Controle de estoque

Aqui é um ponto crucial que sua empresa precisa ter para conseguir fazer um controle sobre suas compras, pode ser um básico mas precisa ter.

Alguns empreendedores já começam com o pé esquerdo e esquecem dessa funcionalidade por achar que não precisa, mas ela é extremamente importante para sua gestão e também para planejamentos futuros.

Com um controle de estoque eficiente é possível colocar informações para saber quando o estoque está acabando e providenciar novas compras rapidamente. Convenhamos que fica muito complicado olhar o estoque todos os dias para verificar se ainda tem disponibilidade para fazer uma grande entrega.

Sabemos que é importante esse processo, então utilizar uma ferramenta que mostre um orçamento mínimo é muito interessante.

O FreeNFe 

Sabemos a real importancia de ter um sistema que te ajude em toda sua emissão de notas, e principalmente no controle de seu estoque para não haver nenhuma falha.

O FreeNFe pode te ajudar a fazer todos esses processos  de maneira simplificada e ainda você consegue emitir notas fiscais normalmente. Tudo isso com apenas alguns cliques em sua máquina.

É importante fazer a verificação periodicamente no seu estoque para que as informações do sistema também seja igual ao do seu estoque. Existem várias empresas que não fazem o controle e acaba dificultando ainda mais a emissão da nota.

Mas com o FreeNFe você pode deixar que o sistema controla o estoque de maneira eficiente e você não precisa se preocupar em ficar verificando toda hora, o sistema já faz isso e te ajuda no controle da sua empresa.

Então não perca tempo, clique no link abaixo e comece agora os testes na suas emissões e também na gestão de suas compras.

Acessar FreeNFe

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site