Como funciona a nota fiscal para pagamento parcelado? Entenda aqui!

Emitir nota fiscal para pagamento parcelado pode parecer uma grande dor de cabeça para muita gente. Afinal, a NFe é importantíssima para o controle de gastos, além de garantir a regularidade da transição.

Neste post, você verá um pouco sobre como emitir esse tipo de nota, qual é o valor que deve constar e quando a nota deve ser emitida, além de algumas dicas para não ter problemas na hora da emissão. Vamos lá?

Qual é o valor que deve constar na nota fiscal para pagamento parcelado?

A nota fiscal regulariza uma transação, mas não o pagamento em si. O que isso significa? Na prática, que pagamento e documentação da transação são coisas diferentes. Isso ficará um pouco mais claro ao longo do texto.

O valor que deve constar na nota é o valor total. E as parcelas? Serão especificadas no DANFE, isto é, no Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Trata-se do documento que simplifica as informações contidas na nota, além de dispor de uma chave numérica para acessar a nota integralmente.

No DANFE, as informações sobre a quantidade de parcelas e as formas de pagamento devem ser descritas. Por isso, só uma nota deve ser emitida para esse tipo de transação, apesar do número de parcelas.

freenfe versão plus

Como ficam os impostos da nota fiscal?

Os impostos para essa nota são sempre em relação ao valor total do pagamento.
No entanto, a incidência dependerá da forma que a empresa lida com a carga tributária. Nesse caso, pelo Regime de Competência ou pelo Regime de Caixa.

O Regime de Competência é o que se dá na data do fato gerador, isto é,
no dia que a transação aconteceu, de forma independente do pagamento ou da entrega.
Já o Regime de Caixa, está vinculado ao dia do pagamento ou ao recebimento.

É importante fazer essa análise levando em conta o regime tributário da empresa.
O Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real têm aplicações diferentes
para essas opções.

Como tornar esse processo mais eficiente e otimizado?

A melhor forma de otimizar o processo de emissão de notas fiscais é por meio de um bom software emissor de notas. Assim, se torna possível poupar uma quantidade razoável de tempo, já que a emissão é feita de forma fácil e automatizada.

Procure por uma opção que tenha recursos e funcionalidades voltadas à economia de tempo, favorecendo a produtividade da sua empresa ao evitar desperdícios com burocracia.
Desse modo, a NFe fica apenas a alguns cliques da emissão.

Aprender como emitir a nota fiscal para pagamento parcelado é essencial para evitar alguns equívocos como o preenchimento de valores incorretos e a emissão de vários documentos diferentes. Além disso, esse tipo de emissão abre a possibilidade de outras formas
de pagamento, facilitando a vida dos seus clientes e impactando nas vendas.

Lembre-se de que é importante dimensionar os gastos e fazer o planejamento tributário da sua empresa. Assim, você garante que não será surpreendido com gastos inesperados.

E falando em pagamento, parcelas, recebimento, me lembrei agora de um recurso que pode e vai te ajudar muito no dia a dia, levando em consideração que acabei de te falar para procurar opções que tenham recursos e funcionalidade voltadas para a economia de tempo. Estou falando do Gerador de Boletos do FreeNFe. Isso mesmo, o emissor que vou te indicar logo mais abaixo, conta com uma poderosa ferramenta para emitir os seus boletos juntamente com a emissão das notas. Isso vai lhe fazer ganhar tempo, pois se ainda usa o método tradicional, sabe que perde muito tempo enviando arquivos de remessas para o banco neh. Com esta função, isso não mais será coisa que te pertencerá, porque o sistema já faz o processo automático e embutido no emissor. Além do seu cliente receber a nota, ele já recebe juntos os boletos, isso mesmo, boletos gerados imediatamente. Quer saber mais sobre o Gerador de Boletos do FreeNFe? Fale comigo agora mesmo pelo WhatsApp.

Que tal optar pela solução de uma empresa especializada e experiente em notas fiscais?

Ainda não conhece o FreeNFe? Não perca tempo e comece agora suas emissões no emissor gratuito e com suporte personalizado para sua empresa, clique no link abaixo e acesse agora mesmo!

Acessar FreeNFe

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site