Índice
ToggleSe você é um Microempreendedor Individual (MEI) ou está cogitando em formalizar a sua empresa ou negócio, o Portal do Empreendedor MEI é o instrumento perfeito para as suas necessidades! Primeiramente, esse portal reúne em apenas um lugar todos os serviços necessários para que o microempreendedor possa se regularizar, administrar ou encerrar suas atividades.
Diversos pequenos negócios em nosso país enfrentam diariamente dificuldades em relação à própria gestão, como a regularização de documentos e pagamento de taxas, e esse site surge como uma solução para o empreendedor atualizar a sua empresa e não sofrer as consequências de não emitir as notas fiscais.
Seja você alguém que acabou de iniciar a jornada no mundo do empreendedorismo ou um pequeno empresário com poucos funcionários, neste post, você entenderá tudo sobre o Portal do Empreendedor MEI e dúvidas comuns sobre o site. Continue lendo para entender o assunto!
Portal do Empreendedor MEI: o que é?
O Portal do Empreendedor MEI é um site oficial direcionado aos microempreendedores individuais: os microempreendedores são profissionais autônomos que realizam seus trabalhos por conta própria.
Essa designação surgiu com o objetivo de amparar e formalizar trabalhadores que exercem suas funções sem terem uma ajuda legal do governo para as suas tarefas. O PEM centraliza serviços, como:
- Emissão de DAS (guias de pagamento);
- Consulta de CNPJ;
- Abertura, alteração ou baixa do MEI;
- Declaração anual de faturamento (DASN).
Ao formalizar a sua empresa pelo portal, você tem acesso a benefícios essenciais, como alvará, contribuição para previdência (aposentadoria) e CNPJ.
Serviços disponíveis no Portal do Empreendedor MEI
Desde a gestão das suas obrigações fiscais até a abertura de novas empresas, o MEI surgiu com o propósito de ser um negócio mais simples de ser administrado. Sendo assim, ser um MEI também quer dizer que você possui obrigações que têm de ser cumpridas. Veja:
1. Pagamento do DAS
Como um meio do empreendedor pagar os seus tributos, o DAS é o Documento de Arrecadação do Simples e é com ele que o MEI irá colher todas as taxas do seu negócio e a sua contribuição para a previdência. Os impostos não são altos e não estão sujeitos ao faturamento da sua empresa.
Consulte agora o valor do imposto no Portal do Empreendedor MEI e sane suas dúvidas, já que o valor que você pagará sofre modificações de acordo com a mudança do salário mínimo. Pague mensal, semestral ou anualmente para manter a gestão fiscal do seu negócio em dia.
2. Abertura do Microempreendedor Individual
Como abrir o MEI? É rápido e fácil, pois todas as etapas da abertura podem ser realizadas em menos de nove minutos diretamente no Portal do Empreendedor. Veja:
- Crie sua conta no Portal do Empreendedor;
- Faça o seu cadastro;
- Escolha o nome fantasia da empresa e a atividade que você realizará;
- Insira o endereço físico do seu negócio MEI;
- Emita o seu CCMEI.
3. Declaração anual do MEI
Como uma obrigação de todos os MEIs, a declaração anual de ganhos deve ser cumprida anualmente pelos microempreendedores. Nesse documento, os rendimentos do ano anterior do microempreendedor devem ser informados.
Se por acaso o seu faturamento do ano anterior for zero, você ainda deverá cumprir a exigência da declaração anual.
Como começar a utilizar o Portal do Empreendedor MEI?
Para iniciar a sua jornada pelo universo MEI, você precisa gerar uma conta pelo site oficial do gov.br. Para isso, siga os seguintes passos:
- Acesse o site do Gov MEI;
- Clique com o mouse em cima da opção “Acessar serviços”;
- Crie uma conta com o seu CPF e uma senha segura;
- Após ter feito o login, sinta-se livre para explorar as opções disponíveis no portal!
Como emitir o DAS pelo Portal do Empreendedor MEI?
Como um dos serviços disponíveis mais utilizados no site, a emissão do boleto DAS é muito simples de ser feita:
- Acesse o site oficial gov.br/mei;
- Clique na opção “Emitir DAS”;
- Preencha seus dados de login pelo Gov;
- Escolha o período e gere o boleto que você quer pagar.
Caso o seu boleto esteja atrasado, você pode regularizá-lo pelo mesmo portal: selecione o mês que está pendente, siga as orientações e cumpra suas pendências fiscais.
Os benefícios de utilizar o Portal do Empreendedor MEI
Utilizar esse serviço gratuito traz vários benefícios para o microempreendedor individual, entre eles:
- Simplicidade: todos os serviços que o MEI disponibiliza estão no site oficial em um único lugar;
- Confiança: com a segurança de dados da plataforma, as suas informações estarão livres de crimes cibernéticos;
- Preservação do tempo: os serviços ofertados são de rápido e simples acesso, sem que haja a necessidade de você sair de casa;
- Conformidade: ficar em dia com as obrigações fiscais e livre de multas indesejadas nunca foi tão fácil.
O Portal MEI é confiável?
Sim, o Portal do Empreendedor MEI é uma plataforma online totalmente confiável. Esse domínio segue rígidos padrões de vigilância por ser administrado pelo Governo Federal. Mas cuidado! Fique atento aos golpes na internet, pois existem diversos sites falsos que imitam o website do MEI.
Antes de realizar qualquer consulta ou pagamento, confira a URL do portal para ter certeza de que você está navegando pelo site correto e que não está ancorado em um endereço suspeito.
O Portal do Empreendedor MEI é um site seguro e indispensável para quem quer criar, gerenciar ou formalizar o próprio negócio sem complicações de forma segura e prática. Ao usar os instrumentos disponíveis no portal, você garante a regularidade do seu negócio enquanto desfruta dos inúmeros benefícios.
Se você gostou desse post exclusivo da Treeunfe, não deixe de conferir outros conteúdos do blog para entender tudo sobre legalidade fiscal. Agora, que tal mudar a CNAE do seu MEI? Acesse e saiba por onde começar!