Pai empreendedor: O que aprender com ele?

Agosto é mês de celebrar uma data muito importante para todos, o dia dos pais. Mas você já parou para pensar em quais ensinamentos um pai empreendedor pode passar para seus filhos? 

Convenhamos que existe uma certa semelhança entre ser um pai e ser um empreendedor, todos dão a vida por sua criação e fazem de tudo para que prospere, sempre repleto de sonhos e paciência. 

Não basta apenas colocar a sua criação no mundo que tudo está certo, é preciso que tenha bastante compreensão, ensinamentos, ajuda e cuidados para levar adiante e brindar o sucesso mais tarde.

Pai empreendedor e suas dificuldades

O início da carreira empreendedora e o da paternidade é difícil para um pai, é logo após o nascimento do filho ou da empresa que surgem os primeiros problemas e os desafios, muitos desses talvez você nem imaginaria que existiam.

Nesse momento é que começa suas verdadeiras batalhas, aprender sobre fluxo de caixa, gestão de pessoas, lideranças, contabilidade e muitas outras funções antes desconhecidas. Tudo isso acontece também na paternidade, trocar as fraldas, fazer o famoso mamá e muitas outras coisas.

Mas tudo isso pode ser conciliado, tanto às novas tarefas quanto às tarefas antigas, tudo é questão de arriscar e estar aberto ao aprendizado. 

Às vezes no começo a troca de fralda não é uma das melhores e nem a gestão de pessoas, mas tudo isso pode ser melhorado com o tempo, horas e horas de sono até que tudo esteja alinhado e funcionando.

O desafio é para a vida toda

Mesmo que sua empresa esteja indo muito bem e que os esforços tenham valido a pena, ainda é preciso que tenha mais esforço para continuar com a boa fase, manter a boa saúde financeira e bons resultados. e isso também vai de encontro com a paternidade.

Os filhos podem estar sorrindo, com saúde e vivendo da melhor maneira, mas um bom pai nunca vai parar de protegê-los e buscar o melhor para eles.

A responsabilidade gera um bom empreendedor é também um bom pai para com seus filhos, e além disso a resiliência e capacidade de transformar em meio a muitas fases que ainda vão aparecer, seja na adolescência ou na juventude. 

Não espere a certeza

A jornada empreendedora tem de tudo, menos a certeza que vai dar certo, você pode começar um negócio que já esteja com tudo certo e dar errado, e também pode acontecer ao contrário, tudo para dar errado e dar certo.

Faça tudo que estiver ao seu alcance, busque sempre mais conhecimento e trabalhe duro para dar certo, se caso não der certo, pelo menos o conhecimento fica guardado na sua cabeça para utilizar em outros empreendimentos.

Se fizer sempre o que está ao seu alcance, e não dar certo, pelo menos vai deitar com a cabeça no travesseiro e ter a sensação de que fez tudo que podia para realizar o seu sonho.

Existem as coisas que nós controlamos e as coisas que não conseguimos controlar, que estão fora do nosso alcance ou são inesperadas. Um exemplo muito claro disso é se caso a sua empresa for afetada por um desastre natural ou até mesmo uma pandemia mundial.

Muitos empreendedores fecharam seu negócio na pandemia porque não conseguiram expandir ou pararam de dar o devido lucro.

Por isso a sensação de fazer tudo que pode precisa ser presente em nossas vidas. E isso se aplica também à paternidade, quem consegue garantir que o futuro do filho será bom, ou que ele será uma boa pessoa. Isso são coisas que só o tempo vai dizer.

Sempre seja o melhor exemplo

É possível ser líder para outras pessoas e até para os filhos, isso pode acontecer de muitas maneiras, mas precisa entender a diferença do líder que causa medo e os líderes que tem o poder de inspirar outras pessoas.

Claro que a segunda opção é a melhor, tanto para nossos filhos quanto para as pessoas que estão sendo lideradas. A melhor forma é ser o mais íntegro possível com as pessoas, cultivar e compartilhar valores e princípios comuns do dia a dia.

As relações de confiança só se tornam duradouras quando existe um respeito absoluto e reconhecimento por ambas as partes.

Você passando o melhor exemplo para sua família e para seus colaboradores é a melhor forma de ganhar o respeito e também a admiração de ambas as partes, tudo vai fluir da maneira mais natural possível.

Suas decisões afetam outras pessoas

No momento em que você está na sala de parto com sua esposa e recebe aquele pequeno bebê no colo, o coração se enche de amor e a sensação de medo também toma conta porque agora você é responsável por uma vida.

Todas as decisões que você fizer a partir daquele instante vão afetar diretamente o futuro de seus filhos, essa é uma responsabilidade que ninguém no mundo pode aliviar, e com sua empresa acontece o mesmo processo.

Mesmo que você tenha um sócio na empresa ou uma esposa em casa, a responsabilidade final sempre será sua. Isso pode até parecer um pouco solitário, mas exigem que nós tenhamos um amadurecimento muito maior e mais rápido com as pequenas ações.

Desde o corte de funcionários ao controle de qualidade, tudo isso afeta diretamente a sua família e também a família dos funcionários, sócios e parceiros.

E claro que nada disso é só no lado negativo, existe também o lado positivo, imagine você passando uma promoção para um de seus colaboradores que vai aumentar o salário e tem a certeza que vai melhorar muito a vida desse funcionário, é uma sensação sem igual!

Aceite um não

O empreendedor acredita  que o produto dele é o melhor para o cliente e que se as vendas ainda não decolaram é porque o mercado ainda não entendeu muito bem a proposta, e quando o empreendedor é questionado sobre o produto isso vira uma ofensa.

Esse amor pode ser capaz de cegá-lo a ponto de não enxergar que o seu produto não pode atender a real necessidade do mercado e muitas vezes isso afeta a sua empresa diretamente.

Se você perguntar para um número de empreendedores quem tem um produto ruim é a mesma coisa de perguntar quem tem filho feio. Essa frase é bem clássica, mas quando falamos feio não quer dizer de aparência e sim de bons modos.

Aceite o não para focar naquilo que realmente importa é que vai fazer sentido tanto no presente, quanto no futuro.

Um exemplo são as locadoras, eram uma ótima ideia no começo, mas depois veio os concorrentes muito mais evoluídos e dominaram o mercado.

Siga seu sonho

Depois de tudo que falamos aqui talvez a ideia de ser pai e/ou empreendedor esteja menor agora, mas esse não é o intuito, quando decidimos uma coisa e focamos naquilo existe uma ligação quase que indescritível que te dá forças para conseguir.

Pensamentos como “ não vou te abandonar, deixa comigo, estou aqui por você” vão te transformar em um super-homem que é capaz de tudo para salvar a sua criação e seu sonho.

E falando exatamente em sonhos, nós da Treeunfe estamos aqui para te ajudar a conquistar seus sonhos, um pai empreendedor precisa de um emissor de notas para facilitar seus processos e conseguir ficar mais tempo com a família.

O FreeNFe te ajuda na emissão e simplifica os processos que uma pequena empresa precisa ter, ele foi criado pensando em você pequeno empreendedor. 

Se ainda não conhece, clique no link abaixo e comece a utilizar agora mesmo!

Acessar FreeNFe

Emissores

Ferramentas gratuitas

Soluções

Av. Pedro Taques, 294, Zona 7, Maringá – PR, 87030-008
CNPJ: 23.903.417/0001-60
2016 • 2024  |  Mapa do site